Voltar
25 de Novembro de 2019

Químicos do ABC encerram seu 13º Congresso


Escrito por: Químicos do ABC


Químicos do ABC

No 13º Congresso do Sindicato dos Químicos do ABC, realizado no último fim de semana em Atibaia (SP), os delegados e delegas aprovaram um Plano de Lutas para os próximos quatro anos. Foram elencados 13 pontos: organização sindical, representação sindical, OLT (Organização no Local de Trabalho), Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente; formação Sindical  e Qualificação Profissional; Integração Regional; Movimentos Sociais e Cidadania; Cultura e Lazer; Trabalho Sindical de base; Emprego; Sindicalização e Sustentação Financeira; Resistencia e Luta; Comunicação com os Trabalhadores e Sociedade.

No item Resistência e Luta, os delegados e delegadas reforçaram o eixo político já aprovado no Congresso da CUT Nacional de FORA BOLSONARO, uma palavra-de-ordem que demonstra o descontentamento da classe trabalhadora com o governo de extrema direita, que a cada dia retira mais e mais direitos trabalhistas e sociais, vende o patrimônio e riquezas públicas, destruindo a soberania do nosso país, e ataca a democracia e os direitos humanos.

Missão cumprida

"Fizemos um debate rico sobre conjuntura, aprendemos muito com as mesas temáticas e aprovamos um excelente plano de lutas, mas o mais importante é a nossa unidade na luta", disse o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart. Leia mais aqui.

Ele destacou a etapa preparatória das três plenárias, a escolha do local e infra-estrutura a etapa final para atender os delegados e a qualidade dos debates, resoluções e participação dos delegados e delegadas. "O plenário esteve todo o tempo lotado, não teve dispersão", comentou.

Os números do Congresso: do total de 123 delegados, 94 homens e  39 mulheres. Com convidados e equipe de trabalho, passaram pelo plenário do 13º Congresso cerca de 180 pessoas.

Próximos passos

A diretoria se reunirá em seminário para deliberar as ações para implementar as resoluções aprovadas. Em breve também será editado um Caderno com as Resoluções para toda a diretoria aprovada.