Voltar
04 de Abril de 2018

Unificados convoca trabalhadores para assembleias decisivas da campanha salarial do Setor Farmacêutico


Escrito por: Químicos Unificados de Campinas e Osasco


Químicos Unificados de Campinas e Osasco

Na manhã desta quarta-feira, 04/04, o Sindicato Químicos Unificados realizou assembleias nas fábricas farmacêuticas Ativus, em Valinhos, e Eurofarma, em Itapevi, para apresentar a proposta negociada pela Fetquim – Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Estado de São Paulo e o sindicato que representa os patrões na reunião realizada ontem, 03/04, em São Paulo.

Os dirigentes convocaram os/as trabalhadores/as a decidir sobre a proposta nas assembleias que serão realizadas no dia 13/04 às 18h na sede do sindicato em Osasco e no dia 15/04 às 10h no Centro de Formação e Lazer de Campinas.

A proposta aplica 2,5% de reajuste sobre salários, piso e teto, além de 7,5% sobre os valores de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para a categoria farmacêutica. A previsão de inflação pelo Banco Central na data base 1º de abril é de 1,77% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O percentual definitivo da inflação será divulgado após o dia 10 de abril. Se confirmada esta projeção, o reajuste proposto garante aumento real. Ou seja, além de reposição das perdas inflacionárias entre 1º de abril de 2017 e 31 de março de 2018, aumenta em 0,72% os itens reajustados.

Para o auxílio alimentação, a proposta é reajustar em 10% o valor para as empresas com menos de 100 trabalhadores e em 9,45% nas empresas com mais de 100 funcionários. A proposta também prevê reajuste 2,43% para o acesso a medicamentos.

Defesa da CCT
Durante as assembleias, os dirigentes do Unificados alertaram os/as trabalhadores para o fato de que tudo o que os patrões do setor farmacêutico querem é aplicar a reforma trabalhista. No entanto, nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com suas 93 cláusulas, garante proteção contra os ataques a direitos autorizados pela reforma trabalhista. Além disso, a CCT assegura também a ultratividade (que significa que que todas as cláusulas continuam valendo mesmo no caso de patrões e sindicatos não chegarem a um acordo). Por isso, sua defesa foi apontada como prioridade nesta campanha salarial. Os dirigentes também destacaram que com a nova legislação trabalhista, estar sindicalizado é o único caminho para ter acesso às proteções garantidas pelos acordos negociados pelo sindicato.

A proposta apresentada por escrito pelos patrões à Fetquim não toca em nenhuma das cláusulas sociais de nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que tem validade até 31 de março de 2019 e não foram objeto de negociação. Durante a rodada, o presidente do sindicato patronal Nelson Mussolini chegou a declarar que a bancada patronal quer a formação de Grupos de Trabalho para revisar a CCT até 30 de junho as cláusulas sociais relacionadas às mudanças na legislação trabalhista. Porém, para a Fetquim este ponto não está em discussão, nem faz parte da proposta apresentada por escrito. Os/as trabalhadores devem estar atentos e mobilizados nas fábricas para não permitir qualquer mudança relacionadas às cláusulas sociais que continuam valendo!

É hora de decisão!
As regionais Campinas e Osasco convocam os/as trabalhadores/as a avaliar o conjunto da proposta e decidir em assembleias programadas para os dias 13/04 às 18h na sede do sindicato em Osasco, e dia 15/04 às 10h no Cefol Campinas. Participe!