Voltar
10 de Junho de 2021

Unidade entre três centrais na FETQUIM é destaque do 5º Congresso


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Na FETQUIM o lema "juntos somos fortes" é realidade. A FETQUIM se diferencia por congregar, de forma harmônica, representantes da CUT, Intersindical e Unidos Pra Lutar, três centrais com linhas políticas diferentes e que representam cerca de 180 mil trabalhadores e trabalhadoras no estado de São Paulo.

Airton Cano, coordenador político da Fetquim, representante do Sindicato dos Químicos do ABC e da CUT na federação, lembra que “a unidade de luta na defesa dos químicos é um exemplo para diversos sindicatos e federações de outros ramos”.

“Temos divergências de tática na conjuntura, mas nenhuma divergência na tática de combate aos ataques contra os trabalhadores químicos”, afirma Nilza Pereira, secretária de Comunicação da FETQUIM, diretora dos Químicos Unificados de Osasco e representante da Intersindical Central da Classe Trabalhadora.

“A patronal quer o tempo todo nos dividir naquilo que a nossa condução política nos diferencia, mas não permitimos que isso aconteça, temos a mesma origem e resolvemos nossas divergências internamente e com respeito”, explica a dirigente.

“Este respeito entre as centrais tem reflexo direto nos resultados das nossas campanhas salariais”, afirma Wellington Cabral, secretário de Meio Ambiente da FETQUIM, diretor do Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região e representante da Unidos Pra Lutar.

Esta unidade é uma força política que vem sendo, inclusive, somada à outra federação química, a Fequimfar/Força Sindical, que tem participado conjuntamente de nossas últimas campanhas salariais contra a perda de direitos e a manutenção das convenções coletivas de químicos e farmacêuticos.