Voltar
16 de Julho de 2020

Trabalhadores protestam contra fechamento de fábrica da TI Brasil


Escrito por: Sindicato Químicos SJC


Sindicato Químicos SJC

O Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e região realizou mobilização com os trabalhadores e trabalhadoras da TI Brasil, na última terça (14) e quarta-feira (15), em defesa dos empregos. A empresa anunciou na segunda-feira (13/07), o fechamento da unidade.

O encerramento das atividades está previsto para acontecer até dezembro ou início de 2021. Os trabalhadores e o Sindicato dos Químicos não aceitam que a classe trabalhadora pague o custo da crise desta pandemia. É obrigação dos governos federal, estadual e municipal manter os empregos. Não é possível que ao menor sinal de queda no lucro ou de mais uma crise do sistema os trabalhadores sejam punidos com a perda dos empregos.

Os trabalhadores votaram repúdio à decisão da empresa, que esperamos reverter, decidiram cruzar os braços e exigir uma reunião com a empresa para tratar do tema. Não podemos aceitar pagar o custo desta pandemia ou das crises sistêmicas do capital. Em defesa dos empregos! Em defesa dos postos de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras que tanto lucram geraram para esta empresa.

Após mobilização e dia de braços cruzados na TI Brasil, em São José dos Campos, a direção da empresa se reuniu ontem à tarde com o Sindicato dos Químicos. A empresa reafirmou a decisão de encerrar as atividades na cidade principalmente por causa da forte alta do dólar e dos efeitos da pandemia da Covid-19 na economia.

Ficou acertada uma agenda de negociações com o Sindicato dos Químicos que depende do encaminhamento da TI Brasil quanto ao prazo e forma de encerramento das atividades. A próxima reunião será na segunda-feira (20/07). Logo após a reunião, o Sindicato voltará a mobilizar os trabalhadores para encaminhar os próximos passos da luta.

É importante dizer que a luta pelos empregos continua. O Sindicato vai entrar em contato com a direção da empresa no exterior e tentar alternativas para o fechamento. Além disso, a empresa tem muito a definir e a acertar com os trabalhadores. Há processos trabalhistas em andamento, a questão da PPR (Participação nos Lucros ou Resultados) deste ano, dos lesionados, cipistas etc.

Para assistir ao vídeo da mobilização clique aqui