Voltar
18 de Fevereiro de 2021

SP: Por impeachment, vacina e auxílio, novas carreatas ocorrem dias 20 e 21 


Escrito por: Agências


Agências

Na semana em que o Brasil supera a marca de 240 mil mortes por covid-19 e dias após o governo federal flexibilizar, ainda mais, o porte de armas, as Frentes Povo Sem medo e Brasil Popular convocam novas carreatas e bicicletadas por todo país no final de semana. Em São Paulo, atos estão sendo convocados na capital, Região Metropolitana, interior e litoral nos dias 20 e 21 de fevereiro.

Os atos realizados por meio de veículos ou bicicletas foram a maneira encontrada para que as pessoas pudessem se manifestar sem colocar vidas em risco por ocasião da pandemia de covid-19. A orientação dos organizadores é que cada participante permaneça em seu veículo durante o trajeto e utilize máscaras e álcool gel a todo instante.

Entre as bandeiras estão a urgência na aquisição e produção de vacinas que garantam a imunização de toda população, a volta do auxílio-emergencial no valor de R$ 600, o adiamento do retorno às aulas e o debate, pelo Congresso, sobre os mais de 60 pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro (ex-PSL).

As carreatas ganharam força neste início de ano, coincidindo com a queda na popularidade do presidente, que se mostra cada vez mais despreparado para o cargo. Somente 28% da população acham que Bolsonaro fez algo para combater o coronavírus, segundo a mais recente pesquisa Datafolha. O Brasil é o segundo país do mundo em número de mortes, perdendo somente para os Estados Unidos. Além disso, o presidente segue insistindo no uso de medicamentos ineficazes e em discursos conspiratórios de negação do vírus.

“Mais uma vez as carreatas e bicicletadas saem às ruas para fazer a defesa da vida e para denunciar o desgoverno desse presidente genocida que, em vez de fortalecer medidas de combate à pandemia, promove a flexibilização para aquisição de armas e munições. Não precisamos de mais armas nas ruas, precisamos de mais vacina para imunizar todos e todas, de proteção dos empregos e do auxílio emergencial para quem mais precisa. Por isso, defendemos o fim do governo Bolsonaro”, afirma Douglas Izzo, presidente da CUT São Paulo.

Atos pelo estado

Os manifestantes da capital paulista terão quatro pontos de concentração para saídas no sábado, dia 20. A proposta é que as carreatas se encontrem durante o trajeto para finalizarem na Avenida Paulista. Previsto para iniciar às 14h, haverá partidas da Praça Charles Miller (Estacionamento do Pacaembu), na Avenida Vitor Manzini (Largo do Socorro), em frente ao Estádio do Corinthians (estacionamento do Itaquerão) e na Estrada do Sabão, 800, na Brasilândia.

No mesmo dia, mais cedo, a região do Alto Tietê também receberá duas carreatas: uma itinerante com início em Arujá, às 8h (concentração na Rua Serra dos Canudos – Mirante), seguindo para Itaquaquecetuba (8h30 - Rodovia Alberto Hinoto, altura da Marfinite), Ferraz (saída 9h - Avenida Gov. Jânio Quadros, 2191), Poá (9h30 - Avenida Vital Brasil – divisa com Itaquá) e Suzano (10h30 - Avenida Brasil, altura do Parque Max Feffer), onde a atividade será encerrada na região central. A outra carreata é de Mogi das Cruzes, com concentração às 9h na Avenida Cívica (ao lado do Ginásio de Esportes).

Campinas também terá ação solidária durante a carreata. Os participantes poderão entregar doações de alimentos, que serão entregues a famílias em situação de emergência. Na cidade, o ato terá início às 10h, no Largo do Pará.

Itapevi começa o ato às 9h em frente à subsede da Apeoesp, no Jardim Rainha. Manifestantes de municípios da região, como Osasco, se unem na mesma atividade. Em Guarulhos, também terá concentração às 9h, em local ainda a ser divulgado, assim como as saídas em São José dos Campos e nas cidades que compõem a região do ABC Paulista.

Já no litoral, a cidade de Santos tem programação às 15h. Os donos de carros, bicicletas e outros veículos devem se concentrar na Avenida Mário Covas, em frente ao OGMO (Porto). Em Ubatuba, no litoral norte há previsão de ato, mas as informações ainda não foram divulgadas.

VEJA LOCAIS CONFIRMADOS EM SÃO PAULO*

DIA 20 DE FEVEREIRO

Carreata Itinerante do Alto Tietê
Arujá
8h – Concentração na Rua Serra dos Canudos - Mirante (ao lado da Escola Estadual Geraldo Barbosa de Almeida)

Itaquaquecetuba
8h30 - Concentração na Rodovia Alberto Hinoto (altura da Marfinite)

Ferraz
9h - Concentração na Avenida Gov. Jânio Quadros, 2191 (altura do Ethernety Motel)

Poá
9h30 - Concentração na Avenida Vital Brasil (divisa com Itaquaquecetuba)

Suzano
10h30 - Concentração na Avenida Brasil (altura do Parque Max Feffer)

Mogi das Cruzes
9h – Concentração na Avenida Cívica (ao lado do Ginásio de Esportes)

Piracicaba
9h – Concentração no Bolsão do Estacionamento da Estação Paulista

Jacareí (Vale do Paraíba)
9h30 – Concentração em frente ao Parque da Cidade

Campinas
10h – Concentração no Largo do Pará

Sorocaba
10h – Concentração em frente à Prefeitura (Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3041 - Alto da Boa Vista)

São Paulo - Capital
Saídas de diferentes pontos para se encontrarem na Avenida Paulista
Centro
14 – Praça Charles Miller (Estacionamento do Pacaembu)
Sul
14h – Avenida Vitor Manzini (Largo do Socorro)
Leste
14h – Em frente ao Itaquerão (estacionamento)
Noroeste
14h - Estrada do Sabão, 800 (em frente ao Sacolão Municipal) – Brasilândia

Vale do Ribeira
Não haverá carreata, mas manifestantes organizam faixas e colagem de cartazes nas cidades da região.


DIA 21 DE FEVEREIRO
Ribeirão Preto
9h - Concentração em frente à Câmara Municipal (Avenida Jerônimo Gonçalves, 1200 - Centro)

Itapevi
9h – Concentração em frente à Apeoesp (Rua Ezequiel Dias Siqueira, 178 - Jardim Rainha)

Guarulhos
9h - Local a confirmar

Araçatuba
9h30 – Concentração na Avenida Odorindo Perenha (ao lado do supermercado Rondon, loja 4)

Santos
15h – Concentração na Avenida Mário Covas, em frente ao OGMO (Porto)

São José dos Campos
Data, hora e local a confirmar

ABC Paulista
Data, hora e local a confirmar

Ubatuba
Data, hora e local a confirmar