Voltar
09 de Outubro de 2019

Sindicato celebra 81 anos com inauguração de escultura


Escrito por: Químicos do ABC


Químicos do ABC

Com festa e muita animação a diretoria do Sindicato dos Químicos do ABC celebrou os 81 anos de fundação da entidade, neste 8 de outubro, inaugurando a escultura do Projeto 80 anos, que ficará exposta permanentemente no saguão da sede de Santo André.

Muitos dirigentes antigos, representantes de empresas e personalidades políticas e do movimento sindical da região prestigiarem o evento, que teve música ao vivo e um coquetel de confraternização.

Para descerramento da escultura, a reunião histórica dos presidentes do período cutista da entidade, a partir de 1982:  o atual presidente Raimundo Suzart; e os anteriores Paulo Lage, Sergio Novais e Remígio Todeschini (foto).

O artista plástico Rui Miranda, criador da escultura vitoriosa, compareceu ao evento com a família e, visivelmente emocionado, explicou parte da simbologia da peça de arte.

“Os pés fortes do personagem representam a firmeza da entidade sindical em defesa dos direitos da classe trabalhadora. O fogo, essa árdua luta diária de uma entidade sindical. O Sol representa a democracia e há ainda uma alusão à obra de Tarsila do Amaral ‘Os Operários’. Essa escultura é dedicada a toda categoria química”, explanou Miranda, apontando cada detalhe da obra.

Para o presidente Raimundo Suzart, a inauguração da escultura encerra de fato o Projeto 80 anos, iniciado exatamente há um ano, nas celebrações do octogésimo aniversário da entidade.

“Dia 8 de outubro do ano passado  lançávamos esse desafio de realizar um grande projeto para marcar os 80 anos do Sindicato, não foi possível realizar tudo o que queríamos, mas fizemos algo que marcará para sempre a história desta entidade”, afirmou Raimundo referindo-se ao Concurso de Escultura, que teve a curadoria do presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake.

Ele agradeceu aos representantes das empresas parceiras Voss Automotive e Unipar Carbocloro presentes ao evento, ao artista plástico Rui Miranda e ao seu parceiro de projeto Scarpin, responsável pelo molde para a construção da escultura.

“Em nome da diretoria e da categoria agradeço a presença de todos. Convidem seus amigos e familiares para conhecerem a escultura, que ficará a partir de hoje exposta permanentemente no saguão do Sindicato. Convidem e venham junto, porque esta casa aqui é a casa dos trabalhadores e trabalhadoras”, exclamou.

Registramos a presença dos vereadores José Luiz Ferrarezi, de São Bernardo do Campo, e Bete Siraque, de Santo André; da presidenta da CNQ Lucineide Varjão, do diretor e presidente da Fetquim Aírton Cano, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Servidores de São Bernardo, diretores e ex-diretores da entidade.