Voltar
10 de Novembro de 2022

Rede Basf se reúne em SP em preparação para o Diálogo Social


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A Rede Basf de Trabalhadores Brasil se reuniu ontem (9/11), em Santo André, para definir a pauta do Diálogo Social com os diretores da empresa, a ser realizado hoje.

Douglas Ferreira, assessor do Dieese, apresentou o cenário econômico da Basf na América do Sul e destacou que a própria empresa ressaltou o Brasil em seu balanço por causa da venda de fertilizantes e defensivos agrícolas.

A conjuntura da química no Brasil e no mundo, afetada pela Guerra na Ucrânia, tem tido efeito direto na Basf, cuja fábrica na Alemanha recebe gás diretamente do país. Ainda assim a empresa segue lucrando, com previsão de fechamento anual vendas entre 86 bilhões e 89 bilhões de euros e lucro (lajida) entre 6.8 bilhão e 7.2 bilhão de euros.

Expositores

Raimundo Suzart, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, fez uma exposição sobre a conjuntura, o risco da democracia no mundo e a importância das empresas públicas para o controle de preços e da inflação.

Airton Cano, coordenador político da Fetquim e trabalhador Basf, ressaltou que a Fetquim acredita na formação e no fortalecimento das redes de trabalhadores por empresa.

Geralcino Teixeira, presidente da CNQ/CUT, defendeu a reindustrialização para a retomada da geração de empregos de qualidade.

Lucineide Varjão, vice-presidente da IndustriALL Global Union, reforçou a importância da participação de mulheres na indústria química e da representação de diversidade sexual nos locais de trabalho.

Pauta localizada

O impacto das mudanças no convênio médico, a partir da troca da operadora de saúde e da adoção de um contrato de co-participação, além da impossibilidade de migração de um plano mais premium para um mais simples está afetando a qualidade de vida dos trabalhadores/as Basf de diversas plantas, caso do Morumbi (SP), Demarchi (SBC-SP), Batistini (SBC-SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE).

Foi discutida também a necessidade de integração de enteados nos eventos promovidos pela associação de funcionários, bem como a facilitação de acesso a eventos internos nos mesmos valores cobrados dos filhos legais, considerando as transformações nas famílias atuais.