Voltar
14 de Fevereiro de 2021

Químicos Unificados conquistam avanços na The Lycra


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O Sindicato Químicos Unificados conseguiu avanços importantes para os trabalhadores da The Lycra Company (Ex-Invista), em Paulínia. Depois de muita negociação e aprovação dos trabalhadores por meio de assembleias na porta da fábrica, a jornada de trabalho passou a ser 4×2 – trabalha quatro dias e folga 2 dias.

“Destruímos a atual jornada de 6×2, que era pior para saúde e qualidade de vida dos trabalhadores”, afirma Vilson Candido de Oliveira, dirigente do Sindicato dos Químicos Unificados.

Além disso, foi realizado um acordo após o processo judicial movido pelo Sindicato. “Nós entramos com uma ação na Justiça reivindicando o direito, que não era pago pela empresa nos últimos cinco anos”, explica André Henrique Alves, dirigente do Sindicato e secretário de Saúde da Fetquim. Conforme determina a Convenção Coletiva do Trabalho, o valor pago pelos dias trabalhados em domingos e feriados deve ser de 110%.

A luta muda a vida

O Unificados está sempre presente na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. “Possuímos uma das melhores convenções coletivas do estado de São Paulo porque protege o trabalhador”, afirma André Alves, dirigente sindical. O Unificados representa cerca de 165 mil trabalhadoras e trabalhadores junto à Fetquim.

Para que essa luta continue e para permanecermos fortes, é preciso que o trabalhador esteja junto com o Sindicato para que seus direitos fiquem garantidos, mesmo neste momento crítico que vivemos, no qual o governo Bolsonaro só sabe destruir os diretos trabalhistas.