Voltar
12 de Novembro de 2019

Químicos assinam renovação da Convenção Coletiva por mais 2 anos e garantem reposição da inflação


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Os trabalhadores e trabalhadoras do setor químico de São Paulo assinaram nesta terça-feira (12/11/19) o acordo da Campanha Salarial dos Químicos 2019, em ação conjunta realizada pela Fetquim/CUT e Fequimfar/Força Sindical junto aos representantes do patronato, o grupo CEAG-10.

A proposta negociada garantiu a renovação da Convenção Coletiva por mais dois anos, o que assegura a manutenção de todos os direitos aos trabalhadores do setor diante do extermínio de direitos sociais patrocinado pelo governo Jair Bolsonaro e seus comparsas.

Foi acordada também a reposição integral da inflação, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), de 2,55%, correspondente ao período de 1/11/18 a 31/10/19.

“É importante a unidade que estamos tendo com os  sindicatos químicos. Nós, da Fetquim, reunimos três centrais, CUT, Intersindical e Unidos pra Lutar, e tivemos a FEQUIMFAR/Força Sindical ao nosso lado. O resultado está aí: apesar de tudo o que está acontecendo no Brasil garantimos a manutenção de todas as cláusulas em Convenção Coletiva de Trabalho ate 2021, além de reajuste salarial e no piso de 100% do INPC, repondo integralmente a inflação do período, e reajuste na PLR", reforça Airton Cano, coordenador político da Fetquim. "E a luta continua, fábrica a fábrica", alerta.

São cerca de 80 cláusulas que vão muito além da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e garantem, por exemplo, valor mínimo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados); pagamento de auxílio-creche; horas extraordinárias prestadas de segunda-feira a sábado serão pagas com acréscimo de 70% sobre o valor da hora normal. Este valor é maior que o previsto pela CLT, que é de 50%. Já as horas extras durante dias de descanso remunerado e feriados, o valor pago será 110% sobre as horas trabalhadas e muito mais.

 Conheça a proposta negociada com os patrões
 
– Reajuste: 100% INPC (2,55%)
 
– Salário Normativo: 100% INPC
 
– PLR até 49 trabalhadores: R$ 1.035,00
Reajuste de 3,5%  (haverá ganho real de 0,76% de acordo com última estimativa)
 
– PLR acima de 50 trabalhadores: R$ 1.150,00
Reajuste de 3,6% (haverá ganho real de 0,86% de acordo com última estimativa)
 
– Manutenção do Grupo de Trabalho
 
– Renovação da Convenção Coletiva (cláusulas sociais), até 31.10.2021