Voltar
18 de Outubro de 2018

Químicos realizam assembleias da Campanha Salarial 2018 nesta sexta e domingo


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Os trabalhadores químicos vão definir nos próximos dias se aceitam ou não a proposta dos patrões para a Campanha Salarial 2018 do Setor Químico.

Nesta sexta-feira , três sindicatos farão suas assembleias. O Sindicato dos Químicos do ABC realiza às 18h, na rua Senador Fláquer, 813, Centro, Santo André-SP. E os Químicos de São Paulo realizam às 19h, na rua Tamandaré, 318, Liberdade- SP.

Já o Sindicato dos Químicos de São José dos Campos realiza uma assembleia às 10h e outra às 18h, na Praça Carlos Maldonado Campoy, n.º 23 – Jardim Santa Luzia - São José dos Campos -SP.

No domingo, 21 de outubro, será a vez dos Químicos Unificados de Campinas e Osasco, às 10h, no Cefol.  O Cefol Campinas  fica na Rodovia Dom Pedro I, km 118 – Valinhos-SP e o Cefol Osasco  na Estrada das Mulatas, 1000, Cotia-SP.

Entenda

No dia 9 de outubro ocorreu a rodada de negociações da Campanha Salarial 2018, no Sindicato dos Químicos de São Paulo. A proposta apresentada pela patronal foi de reposição da inflação sobre os salários, de acordo com o índice do INPC que será divulgado no dia 7 de novembro, sem aumento real. Além da reposição da inflação, essa proposta mantém a maioria das cláusulas da Convenção Coletiva.

A patronal também colocou sobre a mesa duas propostas polêmicas que estão em pauta no Grupo de Trabalho da Reforma Trabalhista – formado por representantes da Fetquim/Fequimfar e dos patrões – mas que ainda estão em discussão e formatação:  banco de horas e a remuneração dos aprendizes.

As mudanças impostas pela Reforma Trabalhista atacam muitos direitos dos trabalhadores. Nossa Convenção é uma das melhores do país por garantir conquistas a mais em relação a CLT e é fruto de muitos anos de luta e mobilização.  É por esse motivo que as discussões a respeito das cláusulas da Convenção são de extrema importância e representam o foco dessa Campanha Salarial. As negociações caminham para manutenção da grande maioria das cláusulas, com vigência pelos próximos dois anos.

A pauta levantada pelos trabalhadores da categoria química em nosso Encontro de Base e apresentada aos patrões anteriormente solicitava reposição da inflação + 5% de aumento real.

PROPOSTAS ECONÔMICAS DA PATRONAL:

– Reajuste pelo INPC de 1/11/17 a 31/10/18;

– Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 1000 para empresas com até 49 funcionários;

– PLR no valor de R$ 1110,00 para empresas com mais de 50 funcionários;

Direitos a mais: Nossa Convenção Coletiva é uma das melhores do país!

AUXÍLIO CRECHE (CLÁUSULA 20ª)

Trabalhadoras químicas têm direito ao auxílio creche com duração de 24 meses a serem contado após o período de licença maternidade. Pela nossa convenção, as empresas devem manter local apropriado para guarda e vigilância dos filhos das trabalhadoras, no período de amamentação, ou conceder, caso seja opção da trabalhadora, um reembolso de despesas efetuadas para este fim. O valor corresponderá ao total das despesas havidas com a assistência de filho(a) registrado(a) ou legalmente adotado(a), até o limite máximo do salário normativo vigente no mês de competência do reembolso. Na lei não há previsão.

ADICIONAL NOTURNO 40% (CLÁUSULA 14ª)

Nossa convenção coletiva garante um acréscimo de 40% em relação à hora diurna, inclusive em turnos de revezamento, aos trabalhadores que cumprem jornada entre as 22h de um dia as 5h da manhã seguinte. Este percentual é maior que o previsto na CLT, que é dei 20% sobre a hora diurna.

HORAS EXTRAS (CLÁUSULA 13ª)

No setor químico, as horas extraordinárias prestadas de 2ª feira a sábado serão pagas com acréscimo de 70% sobre o valor da hora normal. Este valor é maior que o previsto nas leis trabalhistas, que é 50%.Todas as extras prestadas durante o descanso semanal remunerado, sábados compensados ou dias compensados ou feriados, serão acrescidas de 110%, valor também maior que os 100% previstos pela CLT.