Voltar
31 de Agosto de 2017

Químicos do ABC  lotam plenária de Campanha Salarial 2017


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O Sindicato dos Químicos do ABC conduziu com sucesso na última sexta-feira (25) os trabalhos da Conferência da Campanha Salarial do Setor Químico - a ser  coordenada pela Fetquim, a Federação de Sindicatos dos Químicos do ABC, São Paulo, Campinas e Osasco, Jundiaí, São José dos Campos e Vinhedo.

A Conferência discutiu vários temas, entre eles, a estratégia para a manutenção dos direitos, a conjuntura econômica e a inflação. A reunião teve início pela manhã com a 14ª Jornada Nacional de Debates do Dieese deste ano, onde o sociólogo Victor Gnecco Pagani deu palestra sobre a "Reforma Trabalhista" e os impactos para a classe trabalhadora.

Também foi pontuada a estrutura do sindicato preparada e à disposição para fazer frente às demandas dos trabalhadores químicos.

O presidente do Sindicato, Raimundo Suzart, apresentou o cenário difícil em que se darão as negociações edestacou a necessidade de todos os trabalhadores e trabalhadores fortalecerem o Sindicato e permanecerem resistindo às tentativas de retiradas de direitos.

Este ano todas as cláusulas da Convenção Coletiva do Setor Químico estarão na mesa de negociações. Já o INPC estimado para o período de nov/2016-out/2017, estava em 2,6%, segundo divulgação do Banco Central em 11/8/2017.

No próximo dia 5 de setembro, a Fetquim realiza seu seminário de preparação da Campanha Salarial. Nela, os químicos do ABC irão defender que a pauta de reivindicações unificada contenha a luta por reajuste salarial com reposição da inflação mais ganho real e manutenção de todos os direitos.