Voltar
22 de Setembro de 2020

Químicos de SJC lançam documentário sobre extração de areia no Rio Paraíba do Sul


Escrito por: Sindicato Químicos SJC


Sindicato Químicos SJC

O dia 22 de setembro é o Dia Nacional de Proteção a Fauna. Nesta data, o Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região lança o documentário no Youtube “os danos da extração de areia no Rio Paraíba do Sul”. Acompanhe a vida deste rio que passa por 184 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e cujas águas abastecem 80% da população fluminense.

A exploração das areias do rio deixa metais pesados, acaba com a fauna e a flora.

Em 2012, o Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região e ambientalistas conseguiram impedir a extração de areia no trecho do Rio Paraíba do Sul em São José dos Campos. A extração de areia pelo sistema de cavas é uma ação predatória que coloca em risco o abastecimento de água, a reprodução de peixes e tem danos permanentes em longo prazo no meio ambiente. A fauna brasileira tem cerca de três mil espécies de peixes.

"Se o ser humano quer viver na terra ele tem que cuidar do meio ambiente", afirma o diretor do Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região e secretário de Meio Ambiente da Fetquim, Wellington Cabral.

O Rio Paraíba tem 154 espécies, mas, infelizmente, a maior parte não é encontrada mais em toda a extensão do rio por causa da contaminação por poluentes pesados da indústria da mineração, além de despejos irregulares de detritos industriais e domésticos no trecho urbano do rio. 

Documentário no Youtube

O momento não poderia ser mais importante levando em conta a destruição ambiental no país com queimadas, desmatamento, ataques governamentais aos institutos de conservação ambiental e de divulgação de dados ambientais, como: IBAMA, INPE, ICMBIO etc.

Não há uma política ambiental neste governo Bolsonaro. O que existe são ações orquestradas e financiadas pelo poder público de destruição dos nossos recursos naturais por meio do ministério do Meio Ambiente a serviço da destruição, da devastação.

O documentário chama a atenção para a importância de se preservar os biomas, os rios, os dados, pesquisas e, sobretudo, alternativas à prática de extração de areia por sistema de cavas.

As futuras gerações dependem desta luta, que é uma luta de todos nós! Compartilhe!

Acesse o vídeo no youtube aqui.