Voltar
12 de Fevereiro de 2021

Questionário Diesat/Fiocruz sobre riscos e condições de trabalho na pandemia de COVID-19


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Atenção sindicatos filiados à Fetquim/CUT, Intersindical e Unidos Pra Lutar. Convoquem todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras a preencherem o questionário do Diesat em parceria com a Fiocruz para gerar informações que auxiliem na elaboração de propostas para diminuir a exposição e o risco de contaminação nos ambientes de trabalho durante a pandemia de Covid-19.

Devem preencher o questionário todos os trabalhadores e trabalhadoras que estejam trabalhando presencialmente ou remotamente.

Não é preciso se identificar, apenas responda se pegou Covid, qual teste fez, se alguém no seu ambiente de trabalho teve a doença, quais medidas de proteção foram ou não tomadas, entre outras questões. Há também perguntas sobre o estado de saúde mental, medos, ansiedades e efeitos que a pandemia gerou.

Estas informações são valiosas e podem salvar vidas!

André Alves, secretário de Saúde da Fetquim, avisa aos sindicatos que eles deverão estar preparados para ajudar os trabalhadores e trabalhadoras a preencherem o questionário, visto que as primeiras perguntas dizem respeito ao CNPJ da empresa e a atividade econômica (CNAE) do estabelecimento em que cada um trabalha.

"Logo de cara o questionário pede o CNPJ da empresa e a atividade econômica (CNAE) do seu local de trabalho. O sindicato pode ajudar com esta tarefa. As outras questões são bem fáceis. O trabalhador ou trabalhadora tem a opção de se identificar ou ter o anonimato garantido. É muito importante que químicos, petroleiros, farmacêuticos, papeleiros respondam, pois nosso ramo não parou de trabalhar durante a pandemia e algumas empresas afrouxaram as medidas de proteção e contenção da doença", afirma André.

Com estas informações em mãos, sobre medidas de prevenção, quantidade de trabalhadores contaminados, sintomas relatados, situação mental, tipo de testagem e tratamento efetuados, a Fiocruz e o Diesat poderão traçar propostas para evitar a contaminação e proteger a classe trabalhadora.

Para acessar o questionário de comunicação de riscos e condições de trabalho: COVID-19 e trabalho. Clique aqui