Voltar
02 de Maio de 2023

Posse de Tourinho na Fundacentro marca retorno de pesquisas e proteção a vítimas de acidentes de trabalho


Escrito por: Fetquim


Fetquim
Legenda: Pedro Tourinho e Airton Cano

Após a tentativa dos governos Temer e Bolsonaro de calar os movimentos sociais e desmontar o Ministério do Trabalho, finalmente chegou o momento de comemorar o retorno de um governo democrático e popular que se preocupa com o bem estar de todos, com a saúde, a segurança no trabalho e a valorização das vidas humanas.

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) realizou um evento no último dia 28 de abril em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, com a participação em peso de parceiros de movimentos sociais e sindicatos. A ocasião também culminou com a posse do novo presidente da Fundacentro, o médico e ex-vereador de Campinas, Pedro Tourinho.

Representando a Intersindical Central da Classe Trabalhadora e a Fetquim, Nilza Pereira Almeida, ressaltou que nos últimos tempos só tivemos agressões e perdas de direitos. "Nossos desafios passam por esta casa, precisamos atualizar nossas leituras sobre saúde e segurança do trabalho, saber onde estão os trabalhadores brasileiros, em quais condições, quem está trabalhando à própria sorte e as novas demandas do mundo do trabalho", disse ela.

Autoridades, pesquisadores, técnicos, dirigentes sindicais, empregadores, trabalhadores lotaram as dependências do auditório da Fundacentro e o saguão de entrada.

O novo presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho, destacou que o êxito que essa gestão pode vir a ter depende da força de todos juntos. "Reconstruir é o mote neste momento. Estamos diante de um horizonte de muito trabalho, abrimos as portas para que o movimento sindical, social e o setor produtivo venham pautar a Fundacentro, essa casa é do povo brasileiro e nossa tarefa é defender a saúde e segurança do trabalhador. Conquistamos a duríssimas penas uma nova oportunidade, de deixar uma agenda falsa que não gerou mais emprego e nenhum tipo de conquista ao povo, gerou agravamento das condições de trabalho, sofrimento e mazelas que vamos ter que mudar", afirmou.

 Vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), foram notificados 6.774.543 acidentes ocorridos entre 2012 e 2022. No mesmo período, 25.492 desses acidentes resultaram em mortes. 

O dia 28 de abril foi escolhido para a homenagem devido a 78 trabalhadores que tiveram as suas vidas ceifadas decorrente do desastre da mina de carvão de Farmington, nos Estados Unidos em 1969.

A Fundacentro, ao longo dos seus 56 anos, tem como objetivo promover ações que visam conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.