Voltar
07 de Fevereiro de 2020

Nota da Fetquim: Todo o apoio à greve dos petroleiros da Petrobrás


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A FETQUIM (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT) reforça a importância da greve dos petroleiros iniciada no dia 1/02 para toda a sociedade brasileira, e em especial, para os trabalhadores e trabalhadores dos ramos químico, farmacêutico, vidreiro, de papel, plásticos e borracha, fertilizantes e petroquímico – que serão diretamente atingidos com a privatização de refinarias e o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Araucária no Paraná.

A luta dos petroleiros é legítima na defesa dos empregos, manutenção de direitos e em prol do cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho. O que a sociedade brasileira desconhece é que a luta não se resume apenas a isso. 

A categoria luta bravamente – apesar da multa de R$ 4,5 milhões imposta pelo Tribunal Superior do Trabalho para impedir a greve – pela soberania nacional. O que está em jogo é a diminuição do poder de compra dos brasileiros a partir de uma escalada de aumento de preços do diesel, gasolina e gás de cozinha.

A reação em cascata no preço dos combustíveis e derivados elevará o custo de produção de matérias-primas e o custo do transporte de bens de consumo em geral.

O fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Araucária no Paraná, tornará o Brasil 100% dependente de fertilizantes importados, algo que só interessa às empresas de capital estrangeiro e resultará no aumento do preço dos alimentos. 

A privatização de 8 refinarias da Petrobrás deixará metade do nosso combustível na mão de empresas estrangeiras, dando a elas poder de mercado para cobrarem o que for mais lucrativo para elas. A lógica é desativar nossas refinarias que refinam a custo menor para importar refinados do exterior a um valor mais alto, e em dólar. 

A Petrobrás é uma empresa estratégica para a economia brasileira. 

Defender os petroleiros é defender todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Os ramos químico, farmacêutico, vidreiro, de papel, plásticos e borracha, fertilizantes e petroquímico reiteram a importância do sistema Petrobrás. 

Defender a Petrobrás é defender o futuro da Nação, o emprego, e a soberania nacional.

Airton Cano

Coordenador político da FETQUIM