Voltar
05 de Dezembro de 2023

Nosso companheiro químico e diretor da Fundacentro recebe comenda de Saúde e Segurança do Trabalho


Escrito por: Fundacentro


Fundacentro

O diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro, Remígio Todeschini, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito de SST 2023, na categoria pesquisador em Segurança e Saúde no Trabalho. A homenagem é uma iniciativa da Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho) e da Abraseg (Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Equipamentos e Produtos de Segurança e Proteção ao Trabalho).

“As normas de segurança devem sempre ter como ponto de partida os trabalhadores, a Cipa [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio] e a participação dos técnicos de segurança”, afirma Todeschini. “Precisamos continuar construindo a política nacional de SST, integrando os ministérios do Trabalho e da Previdência e a Fundacentro”, completa o diretor durante a entrega da premiação. O evento foi realizado em São Paulo/SP, no dia 30 de novembro.

Remígio Todeschini iniciou sua atuação na área de SST na década de 1970, participando de diversas lutas do movimento sindical, especialmente pela melhoria das condições de trabalho, e do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho). Atuou na indústria petroquímica, na gestão pública, passando pelos ministérios do Trabalho e da Previdência e pela Fundacentro, e na Academia.

Entre os destaques de sua carreira, participou ativamente da criação de uma diretoria voltada para a saúde ocupacional no Ministério da Previdência, do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTep) e da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. “Nesses 13 anos de aplicação do FAP, de 92 a 95% das empresas foram beneficiadas, todas aquelas que investiram em SST”, afirma. No Ministério do Trabalho, sua carreira foi marcada pela atuação na qualificação dos trabalhadores. Na Fundacentro, destaca o papel de difusão de conhecimento como fundamental para o trabalho digno e decente.   

O diretor possui graduação, pela Universidade de São Paulo (USP), e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Direito. Na Universidade de Brasília (UnB), concluiu o doutorado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações. Foi nomeado para a Diretoria de Conhecimento e Tecnologia em maio de 2023, mas já havia sido presidente da Fundacentro em 2007.  

História

A Comenda foi criada em 2008, para celebrar as três décadas da Animaseg e da criação das Normas Regulamentadoras, ambas nascidas em 1978. Atualmente possui 10 categorias: enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, ergonomista do trabalho, fonoaudiólogo do trabalho, médico do trabalho, técnico de segurança do trabalho, higienista ocupacional, pesquisador em SST, gestor empresarial – produtor e gestor empresarial – distribuidor.

Entre 2008 e 2023, foram escolhidos 258 comendadores, que devem atuar há mais de 30 anos em SST (Segurança e Saúde no Trabalho) e ter comprovada contribuição para a área e para a sociedade. A indicação é feita por instituições ou associações profissionais, conforme a categoria. A Fundacentro faz a indicação para pesquisador. Um grupo de comendadores já eleito avalia se a pessoa indicada cumpre os requisitos.

Nesses 15 anos, 25 profissionais que atuam ou já trabalharam na Fundacentro foram homenageados, em diferentes categorias: Adir de Souza, Antônio Vladimir Vieira, Arline Sydneia Abel Arcuri, Clóvis Eduardo Meirelles, Cristiane Queiroz, Eduardo Algranti, Eduardo Giampaoli, Francisco Kulcsar Neto, Gerrit Gruenzner, Irene Ferreira de Souza Duarte Saad, Irlon de Ângelo da Cunha, José Damásio de Aquino, José Manuel Gana Soto, José Possebon, José Tarcísio Penteado Buschinelli, Jófilo Moreira Lima Junior, Luiz Augusto Damasceno Brasil, Marcos Domingos da Silva, Maria Margarida Teixeira Moreira Lima, Maria Muccillo, Mario Luiz Fantazzini, Remígio Todeschini, Ricardo da Costa Serrano, Robson Spinelli Gomes e Salim Amed.