Voltar
07 de Abril de 2015

Ato em Brasília reúne movimentos sociais para impedir a votação do PL 4330


Legenda: Ato contra terceirização proposta pelo PL 4330
Crédito: divulgação

Acontece nesta terça-feira, 7 de abril, um ato em Brasília dos movimentos sociais e sindical para impedir a votação do Projeto de Lei 4330/04, da terceirização. Vários atos paralelos com o mesmo intuito acontecerão em todo o País também em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhares, da Petrobras e das reforma política, agrária e da comunicação e combate à corrupção.

Sindicalistas de São Paulo, Distrito Federal e Goiás vão ocupar o Congresso Nacional, a partir das 10h, para impedir a aprovação do PL 4330 e protestar contra outros projetos como o de reforma política do PMDB que não acaba com o financiamento empresarial das campanhas eleitorais, uma porta aberta para a corrupção.

Atualmente, 12,7 milhões de trabalhadores (6,8%) do mercado de trabalho são terceirizados. E os empresários querem ampliar ainda mais esse contingente. O dossiê “Terceirização e Desenvolvimento: uma conta que não fecha”, produzido pela CUT em parceira com o Dieese, mostra que os terceirizados ganham menos, trabalham mais e correm mais risco de sofrerem acidentes, inclusive fatais.

Em dezembro de 2013, os trabalhadores terceirizados recebiam 24,7% a menos do que os que tinham contratos diretos com as empresas, tinham uma jornada semanal de 3 horas a mais e eram as maiores vítimas de acidentes de trabalho.