Voltar
26 de Maio de 2022

Jacó Bittar morre aos 81 anos em Campinas 


Escrito por: Fetquim


Fetquim
Crédito: Guilherme Weimann/Sindipetro

A história de luta da classe trabalhadora no Brasil, do ramo químico e petroquímico perde um de seus maiores expoentes. Jacó Bittar faleceu aos 81 anos em decorrência do Parkinson, doença que o atingia há alguns anos, no início da madrugada desta quinta-feira (26). A FETQUIM lamenta profundamente a morte do companheiro e se solidarizara com a família e os amigos.

Bittar foi articulador e fundador do Sindicato dos Petroleiros de Campinas e Paulínia (que depois passou a ser o Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo - Sindipetro-SP), articulador e fundador do Partido dos Trabalhadores  e também da CUT.

Bittar  foi prefeito de Campinas entre 1989 e 1992.

Parte da história do Brasil

Nascido em Maturi (SP), ainda menino, em 1950, se mudou com a família para o litoral paulista, onde começou sua vida profissional anos mais tarde. Foi estivador no Porto de Santos e passou em um concurso da Petrobras. Após alguns anos como funcionário da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, transferiu-se para a Refinaria de Paulínia, a Replan. Foi lá que deu início à atuação sindical. Era 1973 e o Brasil atravessava os duros anos de ditadura militar. A opressão não foi obstáculo para que Bittar liderasse e participasse de importantes greves da categoria. Sua primeira batalha foi pela equiparação do valor-hora, já que percebeu a existência de uma diferença salarial entre os trabalhadores da RPBC e da Replan. Na greve de 1983 ele acabou sendo demitido da estatal.

Bittar já havia feito sua incursão também no meio político, começando a participar ativamente do partido que ajudara a criar junto com Lula. Em 1982, um ano antes de ajudar a criar a maior central sindical da América Latina, a CUT, Bittar havia se candidatado a senador por São Paulo e obtido a expressiva marca de 1.1 milhão de votos (9,6% do total).

Como prefeito de Campinas, Bittar, entre as várias realizações, revolucionou a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), despoluiu a lagoa do Taquaral, um dos cartões postais da cidade, modernizou o transporte público e privilegiou a população mais carente com políticas como o desconto nas passagens e passe livre aos domingos.

Recentemente, Jacó Bittar recebeu visita de Lula, outro grande amigo e companheiro, em sua casa. Jacó deixa três filhos e netos. Seu corpo será sepultado às 16h30 desta quinta-feira.

O importante é fazer história
- Jacó Bittar (1940-2022)