Voltar
13 de Fevereiro de 2020

Indústria farmacêutica apresenta melhor resultado dos últimos cinco anos em 2019


Escrito por: Agências


Agências

O ano de 2019 era muito esperado por diversos setores que acreditavam em uma melhora no cenário econômico. Apesar dos resultados terem ficado abaixo do que se esperava, o último ano foi extremamente positivo para o setor farmacêutico, já que 2019 obteve um dos melhores resultados dos últimos cinco anos.

De acordo com o Estudo de Mercado Institucional da IQVIA, o mercado farmacêutico brasileiro somou R$ 215,6 bilhões em vendas. O estudo mostrou crescimento do varejo abaixo dos canais institucionais, porém ainda acima da inflação.

“O mercado farmacêutico apresenta crescimento próximo a 10% em 2019, acima do verificado nos últimos anos, que ficou em torno de 4% a 8%. Se descontarmos a inflação, 2019 foi o melhor ano dos últimos cinco anos em termos de crescimento real”, explica Alexandre Santos, diretor associado de Relacionamento com Parceiros Estratégicos da IQVIA.

Uma das tendências para 2020 é o crescimento das farmácias como um local agregado de conveniência. Segundo pesquisas, os MIPs representam cerca de 30% das unidades vendidas do total de medicamentos no Brasil, e uma pequena parcela do receituário médico abrange produtos dessa categoria. Os médicos conhecem, exatamente, a utilidade terapêutica que os MIPs possuem, por isso são comumente prescritos.

Leia a matéria completa aqui

Matéria publicada em 30/01/20 na revista Dois Mais Farma, e reproduzida pelo Panorama Farmacêutico