Voltar
23 de Agosto de 2017

Governo Temer vai privatizar a energia elétrica e entregar preços ao grande capital


Escrito por: Brasil 247, editado por Fetquim


Brasil 247, editado por Fetquim

A maior empresa de energia elétrica da América latina, a Eletrobras, com 233 usinas que produzem praticamente um terço da energia consumida no Brasil e 70 mil quilômetros de linhas de transmissão, está prestes a ser privatizada.

"O país não vai ter mais o controle sobre o preço da energia, a decisão vai ser privada. É um crime contra a soberania nacional. A empresa pode ser comprada por uma estatal chinesa, uma multinacional europeia. Estão desconstruindo os instrumentos de coordenação de uma área importantíssima e indispensável para o crescimento e sobretudo para a produção e indústria nacional”, explica o economista Jorge Mattoso.

O anúncio da privatização da gigante Eletrobras pelo governo faz parte da lógica que preside o Brasil desde a posse de Michel Temer em 13 de maio de 2016, após o afastamento de Dilma Rousseff. “O Estado está perdendo cada vez mais a capacidade de planejamento e de definição de políticas públicas e objetivos estratégicos. Passa por Petrobras, Eletrobras, BNDES, bancos públicos. Trata-se de um projeto que objetiva tirar a capacidade de planejamento e de estabelecimento de políticas públicas do Estado e do país”, diz o economista.

Imediatamente após o anúncio, a Bovespa disparou e o principal índice (Ibovespa) subiu 2,01%, chegando a 70.011 pontos. “Isso só quer dizer que a empresa vai se valorizar do ponto de vista de suas ações, que estavam desvalorizadas. Só que não quer dizer nada do ponto de vista estratégico, de longo prazo, sobre a soberania nacional, o planejamento do setor”, explica Mattoso.