Voltar
17 de Maio de 2022

Governo Bolsonaro elabora proposta para diminuir FGTS de todos os trabalhadores


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O governo Bolsonaro, mais uma vez na busca de retirar direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras, quer propor novas medidas para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Uma das mudanças é a redução da multa em caso de demissão sem justa causa, de 40% para 20%. A ideia do Ministério da Economia é reduzir os custos de empresas com a contratação de funcionários. Por isso, outra proposta é reduzir a alíquota de contribuição.

Atualmente, as empresas recolhem 8% sobre o salário dos trabalhadores, a quantia é depositada mensalmente nas contas do FGTS. Com a mudança, o percentual cairia para 2%. Segundo o governo, a mudança viria para reduzir o custo da contratação de trabalhadores e também para melhorar o cenário econômico com o aumento de novos empregos e novas contratações, segundo os textos que constam nas minutas de medidas provisórias (MPs).

Esta era a mesma desculpa quando aprovaram a reforma trabalhista e prometeram o aumento de empregos, lembra-se? E veja só como estamos, sem direitos, sem empregos e com uma economia afundada.