Voltar
04 de Outubro de 2019

Governo autoriza mais 57 agrotóxicos e total de pesticidas no país sobe para 382 


Escrito por: Agências


Agências
Crédito: EDSON RIMONATTO/CUT

O Ministério da Agricultura divulgou na quinta-feira (3/10) a liberação de mais 57 agrotóxicos e total de pesticidas aprovados pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) chega a 382 em apenas nove meses de mandato. É o maior nível de registro de defensivos agrícolas da série histórica, iniciada em 2005. No mesmo período de 2018, até então o maior nível de liberação, foram 314 registros.

Entre os novos agrotóxicos liberados, se destaca o que tem o ingrediente ativo dinotefuram, que poderá ser usado nas lavouras para combate a insetos sugadores como percevejos e mosca branca.

Detalhe: Os produtores rurais que usarem este produto terão restrições quanto a dose máxima permitida e proibição de uso no período de floração dos cultivos, restrições estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a proteção de insetos polinizadores.

Segundo o governo, dos 382 agrotóxicos registrados neste ano, 214 são produtos técnicos, ou seja, destinados exclusivamente para o uso industrial. Outros 168 são produtos formulados, aqueles que já estão prontos para serem adquiridos pelos produtores rurais mediante a recomendação de um engenheiro agrônomo. E  24 são produtos biológicos e/ou orgânicos.

Desburocratização ou envenenamento coletivo?

O que explica o ritmo acelerado na liberação de agrotóxicos, de acordo com o governo, são as medidas de desburocratização que foram adotadas desde 2015.

Para ambientalistas, no entanto, a aceleração do ritmo de aprovações é uma forma de o governo colocar em prática tópicos do polêmico projeto de lei 6.299/02, que ficou conhecido como "pacote do veneno", que ainda está em discussão na Câmara dos Deputados.

Pesquisa da ONG Suíça Public Eye revela que 70% dos agrotóxicos utilizados no Brasil são altamente perigosos – 44% são proibidos na União Europeia por apresentarem riscos à saúde e ao meio ambiente. 

Syngenta despeja venenos perigosos aqui, já em seu país de origem eles são proibidos

O estudo “Lucros altamente perigosos”, feito em parceria com a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, revela ainda que a empresa Suíça Syngenta ganha bilhões vendendo agrotóxicos altamente perigosos em países onde a legislação costuma ser mais fraca ou menos rigorosamente aplicada, como é o caso do Brasil.

Especializada em sementes e produtos químicos voltados para o agronegócio, a Syngenta que tem quase 70 pesticidas proibidos no mundo, é a principal vendedora de agrotóxicos no Brasil. Só em 2017, a empresa lucrou US$ 1,6 bilhão no país, o equivalente a 18% do que vendeu no mundo inteiro.

Dos 120 ingredientes ativos de agrotóxicos produzidos pela empresa, 51 não estão autorizados em seu país de origem  e 16 foram banidos devido ao impacto à saúde humana e ao meio ambiente.