Voltar
21 de Junho de 2021

Governo anuncia mais uma crueldade:  corte de benefícios para 700 mil segurados do INSS


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Se não bastasse a perda de 500 mil vidas, meio milhão de brasileiros que foram a óbito devido a necropolítica do governo federal pelo negacionismo, tratamento não científico e criminoso da cloroquina, negação de compra antecipada de vacinas, agora vem o INSS neste último final de semana chamar 700 mil segurados através de cartas ameaçando cortar benefícios.

Paulo Guedes, a mando de Bolsonaro, com sua política neoliberal e de concentração de renda e quebra de direitos dos trabalhadores, emitiu cartas para que os segurados forneçam documentos para verificação da regularidade de suas aposentadorias, pensões, invalidez e auxílio-doença.

Se não houver entrega dos documentos em 60 dias, haverá o corte de benefícios representando uma bilionária perda de renda para a  sobrevivência de cerca de R$ 1,2 bilhão para 700 mil segurados, segundo cálculos da Assessoria de Saúde e Previdência da Fetquim-CUT. Estão ainda sendo enviadas cartas para pensionistas com mais de 80 anos, exigindo documentos atualizados de falecidos há mais de 30 anos, um verdadeiro escárnio.

Em vez de atacar na raiz os problemas do povo brasileiro, com mais políticas de emprego, menores taxas de juro, mais auxílio-emergencial, melhorar os benefícios dos aposentados com valorização do salário mínimo com reconhecimento de direitos, o governo ataca o direito mais sagrado de nossos aposentados e pensionistas e de quem está doente ou inválido.

Fetquim manifesta total repúdio a mais essa atitude insana do governo Bolsonaro

Airton Cano, coordenador político da Fetquim, recentemente reeleito no 5º Congresso da Fetquim, recorda, “No nosso plano de lutas do Congresso decidimos combater incansavelmente esse governo neoliberal que retira direitos e despreza aposentados, pensionistas e os direitos dos trabalhadores. Foi importante a mobilização nacional de todos os  movimentos sociais em todas as capitais  que colocaram milhares de pessoas nas ruas em maio e agora em 19 de junho. Continua a nossa luta de resistência do FORA BOLSONARO.”

Para o Secretário de Saúde da Fetquim, André Alves, “o governo quer continuar judiando de 700 mil segurados, entre os quais aposentados obrigando os mesmos a irem em agências, tendo dificuldades de locomoção, incentivando aglomerações, se não bastasse que Bozo tem espalhado o vírus e é responsável pelas 500 mil mortes pela covid.”  André emenda, que “num momento em que estamos vivendo crise sanitária e grande número de desempregados precisando de renda, o governo não quer salvar vidas, e sim salvar bancos e especuladores, seja vendendo estatais, e piorando a vida dos brasileiros.” 

 “O Brasil precisa tirar esse Bolsonaro, são 500 mil brasileiros que se foram em 1 ano e 3 meses de pandemia, e muitos que contribuíram pelo INSS nem terão direito ao Benefício. Fora Bolsonaro Genocida”, diz André.

Orientação para os que recebem cartas

Para que não haja o corte de seu benefício é importante, se possível, cumprir a exigência no prazo de 60 dias, para não ter de acionar a justiça federal que é extremamente morosa para o  restabelecimento dos benefícios.

Portanto:

  • Ao receber a carta cumpra a exigência feita pelo INSS, ou indo na Agência, ou pelo celular através do APP Meu inss.
  • Quem não tiver o documento pedido, requisite imediatamente a 2ª. via junto aos órgãos públicos ( Poupa Tempo e outros órgãos);
  • Em caso de dúvidas é recomendável buscar orientação pelo 135 da Previdência Social.

Fonte: Assessoria de Saúde e Previdência da Fetquim/CUT; Boletins Estatísticos da Previdência Social e Jornal Agora (19.06.21).