Voltar
11 de Outubro de 2017

Fundacentro promove a Semana da Segurança Química entre os dias 16 e 20/10 em SP


Escrito por: Fetquim/Fundacentro


Fetquim/Fundacentro

A Semana da Segurança Química será realizada entre os dias 16 e 20 de outubro na Fundacentro, em São Paulo/SP, com 12 eventos paralelos. Ainda é possível se inscrever para alguns deles e se atualizar sobre programas internacionais voltados para área, entendendo o impacto deles na indústria, no governo e na sociedade em geral. Também será possível conhecer as experiências nacionais de diferentes instituições e entender com se dá a implementação da segurança química no Brasil.

Inscreva-se aqui.  O evento acontece das 9h às 17h30, na rua Capote Valente, 710, Pinheiros-SP.

Confira a programação:

16 de Outubro
8h30 - Recepção e inscrições
9h15 - Cerimonia de abertura
(Fundacentro, Fequimfar, Abiquim, Sindipetro, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde)

Painel Atualidades em Segurança Química
(Coordenador: Newton Richa / Universidade Federal do Rio de Janeiro)

10h - Sistema Estratégico para Gerenciamento Internacional de Substâncias Químicas – Saicm: os resultados das conferências de Genebra em 2015, de Brasília em 2017 e a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 (Fernando Sobrinho / Fundacentro-SP).

11h - Educação em Segurança Química - Programa Atuação Responsável® (Luiz Shizuo Harayashiki / Abiquim).

12h - Almoço

Painel Segurança Química: Intersetorialidade e Regulamentação
(Coordenador: Fernando Sobrinho / Fundacentro-SP)

13h30 - A Comissão Nacional de Segurança Química - Conasq: histórico, ações e grupos temáticos (Miriam de Oliveira / Ministério do Meio Ambiente-DF).

14h15 - A Segurança Química e a responsabilidade do profissional de Química doenças (Wagner Aparecido Contrera Lopes / Conselho Regional de Química 4ª Região-SP).

15h15 - Coffee break

15h30 às 16h30 - Benzeno, características, perigos, casos de ocupacionais, a Comissão Nacional do Benzeno e a Portaria nº 1.109, de 21.09.2016, do Ministério do Trabalho, sobre exposição ocupacional em postos revendedores de combustíveis (José Possebon / Consultor da Fundacentro).

17 de Outubro
Rodada de Palestras sobre Segurança Química
(Coordenador: Newton Richa / UFRJ)

9h - Prodir – Processo de Distribuição Responsável / transporte de produtos perigosos (Gloria Benazzi / Associquim-SP).

10h30 - O GHS – Sistema Globalmente Harmonizado para Rotulagem de Substâncias Químicas: Histórico, conceitos e a implementação no setor trabalho no Brasil (Arline Arcuri / Fundacentro-SP).

12h - Almoço

13h30 - Nanotecnologia: conceitos e projeções como tema emergente para 2020 do Sistema Estratégico para o Gerenciamento Internacional de Substâncias Químicas (Saicm) (Patricia Moura Dias / Fundacentro-SP).

4h30 - A Convenção de Minamata sobre banimento e restrição de uso do mercúrio e seus compostos: processo de ratificação e implementação no Brasil (Miriam de Oliveira / Ministério do Meio Ambiente-DF).

15h30 – Coffee break

15h45 - A Convenção sobre Proibição de Armas Químicas / uso pacífico de substâncias (Carlos Roberto da Silva / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação-DF).

18 de Outubro
Painel Segurança Química, Saúde e Meio Ambiente

(Coordenador: Robson Spinelli Gomes / Fundacentro-SP)

9h15 - O Programa Nacional de Prevenção da Silicose: o caso dos lapidadores de cristal da cidade de Corinto-MG (Eduardo Algranti / Fundacentro-SP).

10h15 - Prioridades em Segurança Química do setor saúde definidas pela OMS para as metas de 2020 do Saicm (Newton Richa / UFRJ).

11h15 - Projeto Carex sobre exposição a carcinogênicos (Ubirani Barros Otero/ Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Inca / Ministério da Saúde).

12h - Almoço

13h15 - Acidente ambiental com mercúrio na cidade de Rosana-SP – descrição da investigação epidemiológica e impactos na saúde humana (Telma de Cássia dos Santos Nery / Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração – InCor /Faculdade de Medicina da USP).

14h15 - Toxicologia Ocupacional (Newton Richa / UFRJ).

15h15 – Coffee break

15h30 às 17h - As Convenções Internacionais de Estocolmo, Roterdã e Basileia: Definições e panorama atual no Brasil (poluentes orgânicos persistentes, comércio internacional e controle transfronteiriço de resíduos), casos no Brasil e atualizações da Conferência das Partes de 2017 (Walter Pedreira / Fundacentro-SP).

19 de Outubro
Seminário Segurança Química, Educação e Comunidade

(Coordenador: Cleiton Faria Lima / Fundacentro-SP)

9h - Segurança Química: educação, comunidade e emergências (Agnaldo Vasconcellos / Cetesb-SP).

10h - Venenos agrícolas: educação como ferramenta de controle de exposição humana (Clóvis Meirelles / Fundacentro-SP).

10h45 - Ensino de Segurança Química: ações e propostas do Instituto de Química da USP (Reinaldo Camino Bazito / Instituto de Química da USP).

11h30 - Almoço

13h - Segurança Química: educação, comunidade e o papel das ONG´s e sindicatos (Zuleica Nycz / Fórum Brasileiro de ONG´s e Movimentos Sociais; e Itamar Sanches / Sindipetro – Paulínia).

14h - As ações educativas da Fundacentro na Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST (Sonia Bombardi / Fundacentro-SP).

14h40 - Projeto Educação em Segurança Química da Conasq (Comissão Nacional de Segurança Química)/A Segurança Química nos cursos técnicos e profissionalizantes (Newton Richa / UFRJ).

15h20 – Coffee break

15h35 às 17h30 - Mesa: Educação, capacitação e difusão de informações em Segurança Química no Brasil e a Agenda do Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 (Fundacentro-PSQ, Fundacentro-Proeduc, Fundacentro-Prossar, Cetesb UFRJ, IQ-USP, FBOMS).