Voltar
22 de Novembro de 2022

Fetquim participa de reunião do grupo de transição da saúde sobre o CEIS


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Três ex-ministros da Saúde, representantes da  Fiocruz/Manguinhos, Fetquim, Fequimfar, Abiquim, Sindusfarma, Abifima, Abima, entre outros, participaram na manhã desta terça-feira (22/11) da reunião ampliada, online e presencial, do grupo de transição do governo Lula para a área da saúde para discutir sobre uma retomada vigorosa do CEIS – Complexo Econômico Industrial da Saúde.

CEIS

O Complexo Econômico Industrial da Saúde é caracterizado por setores industriais de base química e biotecnológica (fármacos, medicamentos, imunobiológicos, vacinas, hemoderivados e reagentes) e de base mecânica, eletrônica e de materiais (equipamentos mecânicos, eletrônicos, próteses, órteses e materiais). Esses setores industriais se relacionam com os serviços de saúde (hospitais, serviços de saúde e de diagnóstico) em dinâmica permanente de interdependência e de interação com a sociedade e o Estado brasileiro na busca de oferta de serviços e produtos em saúde.

"A produção em saúde envolve um amplo espectro de atividades industriais, daí a importância de discutirmos ações conjuntas via CEIS", explica Airton Cano, coordenador político da Fetquim.

Equipe de transição na área da Saúde

A equipe de transição não tem prerrogativa de tomar decisões, mas sim de identificar pontos sensíveis e medidas necessárias para embasar decisões do novo governo. Lula toma posse em 1º de janeiro de 2023.

Amanhã o grupo se reúne com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para falar, entre outros assuntos, sobre a vacinação e ações de combate à Covid 19.