Voltar
11 de Agosto de 2023

Estudante Julia Köpf, apoiada pelos químicos, é a nova secretária- geral da UNE


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A estudante Julia Köpf, que esteve recentemente visitando a Fetquim e buscando o apoio dos sindicatos químicos, é a nova secretária- geral da UNE. Ela representa o coletivo Paratodos. Nessa breve entrevista concedida no Dia do Estudante, ela fala da importância da sinergia entre os movimentos estudantil e sindical.

Fetquim – O que mais marcou esse 59º Congresso da UNE, realizado nos dias 12 a 16 de julho, em Brasília?

JK- Esse Congresso foi o primeiro pós-pandemia. Foi como se enterrássemos completamente aquele tempo ruim de quando a gente não podia sair de casa, aquela insegurança em relação a nossa saúde e a de quem a gente gosta e também em relação ao governo Bolsonaro. Fazer esse Congresso com a presença do presidente Lula foi um marco. E o encontro do Lula com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, foi histórico.

Fetquim – Qual a sinergia existente entre o movimento estudantil e sindical?

JK- O movimento estudantil e sindical deve estar sempre dialogando. O movimento estudantil é passageiro, enquanto o movimento sindical é inerente ao trabalho, ou seja, praticamente a vida toda da pessoa. A gente tem consciência que depois que sai do movimento estudantil vai para o mundo trabalho e que sempre devemos estar na luta pela conscientização e organização das pessoas.

Neste Congresso contamos com a ajuda dos sindicatos filiados à Fetquim, CUT, Sindicato dos Professores, que foram importantes para que a gente enviasse à Brasília a maior delegação do País, que foi a delegação do estado de SP.

Fetquim – Qual o saldo político?

JK - Nós, do coletivo Paratodos, juventude do PT, conquistamos um lugar na mesa diretora formada por três cargos estratégicos, presidência, vice-presidência e secretaria-geral. E eu agora estou secretária-geral da UNE. Foi a primeira vez na nossa história que conseguimos chegar nesse lugar, nossa chapa vencedora obteve 4593 votos, um percentual de 74,27%, tendo Manuella Mirella, do PCdoB, como presidenta da UNE.

Nas outras gestões tivemos outras composições. No ParaTodos nosso objetivo é aumentar nossa participação política e nossa participação nos centros acadêmicos de todo o Brasil.

Foram mais de 6 mil delegados em todo o território nacional escolhidos em 98% das instituições de ensino superior do Brasil.

Fetquim – Quais os principais pontos destacados pelos estudantes ao presidente Lula?

JK - A necessidade de revogação do novo Ensino Médio; desafios do ensino no país, recomposição da autonomia das universidades públicas e centros de pesquisa, ciência e tecnologia, promoção de uma política de financiamento estudantil, renovação da lei de cotas atrelada a assistência estudantil e combate aos juros altos, entre outros.