Voltar
14 de Fevereiro de 2018

Escolas de samba que fizeram críticas sociais vencem o Carnaval 2018 no Rio


Escrito por: Fetquim


Fetquim
Legenda: Paraíso do Tuiuti mostra os manifestantes-fantoche patrocinados pela Fiesp

Com um samba-enredo que dominou o público na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, “Oh pátria amada, por onde andarás? Seus filhos já não aguentam mais!”, a Beija-Flor venceu o carnaval carioca 2018. Em segundo lugar, a escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti – a mais aclamada nas redes sociais – lavou a alma do brasileiro ao questionar se ainda existe escravidão no país apesar da abolição. Suas alegorias trouxeram manifestantes-fantoche, os panelaços e patos da Fiesp, a denúncia do golpe,  o 'vampiro neoliberal Michel Temer' e uma ala inteira com a carteira de trabalho rasgada, denunciando a “deforma trabalhista”.

Na terceira posição, veio o Salgueiro que fez um belíssimo desfile exaltando o poder da mulher, e em especial, das mulheres negras, com o tema “Senhoras do ventre do mundo”.

A Mangueira criticou o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que cortou as verbas para o carnaval deste ano com o samba enredo “Com verba ou sem verba, eu brinco” e ficou na quinta posição.

As denúncias sociais realizadas pelas escolas de samba cariocas são o reflexo da falência do Estado por conta das políticas neoliberais de corte de verbas sociais e de corte nos serviços públicos para o pagamento de juros das dívidas contraídas pelos governos municipal e estadual. Algo que deve se espalhar por todo o país se o povo não sair às ruas em luta pela democracia, por um Judiciário justo, contra a reforma da Previdência e a manipulação das eleições.