Voltar
15 de Setembro de 2022

Dirigentes sindicais de São Paulo debatem o futuro da Indústria em seminário da IndustriALL-Brasil


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A IndustriALL-Brasil realizou, na quarta-feira (14/09), o seminário “Futuro da Indústria: Desafios da Política Industrial”. O debate ocorreu na sede da CUT-SP (Central Única dos Trabalhadores) e contou com a participação de diversos dirigentes sindicais e trabalhadores dos mais diferentes setores da indústria. 

Economista e técnico do Departamento Intersindical Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Altair Garcia falou sobre o panorama da indústria brasileira, especificamente sobre a indústria paulista.

“Precisamos discutir alternativas para os próximos anos. Não só a política industrial, mas os desdobramentos da política industrial e da reindustrialização no Brasil. Esse tema é fundamental para pensar o desenvolvimento e as repercussões que a indústria pode ter do ponto de vista dos rumos do país, seja do ponto de vista ambiental como da geração de empregos”. 

Já o plano Indústria 10+, que busca, entre diversos objetivos, a articulação das políticas públicas de desenvolvimento produtivo com a promoção da indústria nacional, foi apresentado por Douglas Ferreira, técnico do departamento, que detalhou o plano. 

“A articulação de uma política industrial nacional busca a geração de empregos de qualidade, enfrentando desigualdade, produzindo inovações no desenvolvimento tecnológico, que atenda às necessidades da sociedade brasileira com o que é produzido em território nacional”, comenta Douglas. 

GTs

O debate também contou com contribuições de Grupos de Trabalho compostos pelos presentes, onde foram apontados desafios e oportunidades para o setor no estado. Entre os temas apontados, está a dificuldade na busca por mão de obra qualificada, alinhada às baixas remunerações, a importância de envolver e conscientizar os empresários sobre o debate, a necessidade de pautar o debate da transição justa com foco na sustentabilidade, a dificuldade da mobilidade urbana e a discussão do planejamento territorial neste sentido. Também foi elencado, pelos trabalhadores, a importância do debate realizado pela entidade para a difusão destes conhecimentos nas fábricas e para a população.

O presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo da Silva, entende que a discussão regional da indústria é de suma importância, principalmente quando realizada com os mais diversos setores. 

“A IndustriALL-Brasil nasce justamente com esse objetivo, buscando o diálogo e a sinergia de todo este acumulo gerado pelo debate dos setores e das regiões”, comentou Aroaldo. 

Para a presidente da CUT-SP, Telma Victor, a articulação resultará em avanços sociais, tecnológicos, de inovação e de fortalecimento nacional. “Esse debate está ligado não só à questão do emprego e da sobrevivência das famílias, mas, sobretudo, ao desenvolvimento dos mais diversos setores, garantindo o fortalecimento produtivo, a pauta sustentável e a modernização tecnológica”, comentou Telma. 

O debate realizado na CUT integra um projeto que visa percorrer 11 estados para diagnosticar os problemas da indústria brasileira através dos recortes regionais. Realizado em parceria com a SASK - Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia e IndustriALL Global Union, o plano conta com o apoio do DIEESE, responsável por apresentar os panoramas da indústria brasileira com os recortes regionais de cada estado.

Além de São Paulo, Porto Alegre (RS), Itapema (SC), Goiânia (GO) e Contagem (MG) já receberam o seminário. Na sexta-feira (16/09), ocorrerão três seminários simultaneamente, em Recife (PE), Salvador (BA) e Curitiba (PR). Além disso, também está marcado um seminário no Rio de Janeiro, bem como o fechamento internacional, momento em que será apresentado o relatório final dos encontros, com foco nos recortes regionais.