Voltar
15 de Outubro de 2020

Trabalhadores com deficiência foram os mais atingidos na pandemia


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Entre janeiro a agosto de 2020, foram fechados 849 mil postos de postos de trabalho formais no país, dos quais 20% eram ocupados por trabalhadores (as) com deficiência (162 mil). O cenário ficou mais dramático pelo fato de o governo federal apoiar a retirada do dispositivo que incentivava o acesso desses trabalhadores ao mercado de trabalho. 

A Nota Técnica 246 do Dieese traz um breve perfil do trabalhador com deficiência, trata da inclusão dessa população no mercado de trabalho e mostra como a pandemia de Covid-19 a atingiu.

Ao observar a movimentação (tanto de admissão como de desligamento) de janeiro a julho de 2020 para as pessoas com deficiência, os desligamentos sem justa causa totalizaram 34,5% do total; se somado aos desligamentos a pedido, ambos totalizavam a 50,5%, muito acima do geral do mercado de trabalho, que foi de pouco mais de 41%.

Além disso, também é preciso destacar os desligamentos por motivos não identificados, que não ocorreram no mercado de trabalho geral, mas representaram 22,1% no caso dos trabalhadores(as) com deficiência.

Ainda de acordo com a tabela abaixo, o movimento de demissões foi proporcionalmente mais expressivo entre os trabalhadores com deficiência em relação ao geral observado no mercado de trabalho formal: para os primeiros a admissão representou apenas 17,2% das movimentações, sendo que para o total dos vínculos este percentual foi de 48,5% do total da movimentação verificada. O resultado desta dinâmica foi que o saldo de fechamento de postos de trabalho para os trabalhadores (as) com deficiência foi bem mais representativo do que perante o total do mercado de trabalho formal.

Conjuntura

Se o cenário era de avanços até 2016, nos últimos anos estes trabalhadores(as) têm observado o esvaziamento das políticas de assistência social, saúde e educação, além de um ataque à lei de cotas.

Os retrocessos na inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho deve ser pauta de luta de todos os sindicatos do país.

Confira aqui a NT 246, Inclusão no mercado de trabalho e a pessoa com deficiência