Voltar
28 de Abril de 2021

Hoje é dia de conscientização para evitar acidentes de trabalho


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O ambiente de trabalho faz parte dos condicionantes e determinantes da saúde do trabalhador e da trabalhadora. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) reforça no dia 28 de abril que ações de prevenção e promoção sejam desenvolvidas nos sindicatos, instituições e empresas, com foco a evitar acidentes e doenças do trabalho. A data foi instituída como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho.

Segundo a OIT, por ano acontecem cerca 321 mil acidentes fatais pelo trabalho anualmente e, mais de três milhões de casos, de doenças ocupacionais. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, tendo os países como a China, Índia e Indonésia ocupando o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

História

No dia 28 de abril de 1969 houve uma explosão de uma mina nos Estados Unidos que matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho-OIT, encampou essa luta, com foco na prevenção e promoção de ambientes de trabalho saudáveis, instituiu em 2003 esta data como dia para lembrar e propor reflexão.