Voltar
05 de Dezembro de 2020

Veículos de imprensa destacam os prejuízos na suspensão das perícias apontada pela Fetquim


Escrito por: Fetquim


Fetquim
Crédito: Alex Capuano/CUT

A suspensão das perícias médicas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na primeira onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), entre abril e setembro, prejudicou trabalhadores e trabalhadoras e também os cofres da Previdência Social, segundo o levantamento realizado pelo pesquisador da Universidade de Brasília  (UnB) e assessor de Saúde e Previdência da Fetquim-CUT, Remígio Todeschini.

Diversos veículos de comunicação destacaram o fato. CUT, Brasil 247, TVT e o blog de Luis Nassif, entre outros.

Quando as autoridades da área de saúde recomendaram o isolamento social para conter a disseminação do novo vírus, a direção do INSS determinou o fechamento de agências em todo o país. Com isso, até meados de setembro, não teve atendimento presencial para requerer benefícios, entregar documentos nem fazer perícia médica.

A decisão de fechar as agências foi acertada e correta para proteger vidas. O que não foi correto foi a brutal redução dos valores dos auxílios pagos aos trabalhadores e trabalhadoras, segundo o pesquisador, que é também assessor de Saúde e Previdência da Fetquim-CUT.

Ao analisar os números do INSS apresentados pelo Ministério da Economia no Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS), Remígio foi taxativo: o governo de Jair Bolsonaro foi cruel com trabalhadores. Leia mais aqui.

“O Ministério da Economia garfou e se apropriou de cerca de mil a três mil reais por trabalhador. Dinheiro precioso que faltou na casa dos segurados para o sustento de suas famílias, além do tratamento necessário e medicamentos.  Somente agora no final do ano, o governo, depois dessa apropriação indébita e criminosa, vem pagar as diferenças para esses trabalhadores pelo INSS”, afirma Todeschini.

Para ler matéria da CUT na íntegra clique aqui

Para ler a matéria do jornal GGN clique aqui.

Para ler a matéria do Brasil 247 clique aqui.