Voltar
14 de Abril de 2021

Coordenador a Fetquim encoraja todos e todas da família de luta


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Nós, trabalhadores e trabalhadoras do ramo químico e farmacêutico, temos visto de perto as consequências da pandemia e os problemas econômicos e sociais desencadeados por um governo desastroso (que só cortou os direitos sociais e previdenciários, vendeu riquezas nacionais a preços ridiculamente abaixo do valor de mercado), desdenha da Covid,  de seus impactos e tardiamente começa a se mobilizar na questão das vacinas.

Ocorre que apesar de toda a conjuntura de mortes, doentes, e falta de dinheiro que nos cerca, é preciso levantar a cabeça. Somos um povo que nunca teve medo do trabalho duro, formado pela mistura de diversos povos. Temos sangue índio, negro, europeu, asiático. Somos uma combinação rara. Temos sol, água, solos férteis. Temos uma força e alegria invejados por quem vive no primeiro mundo.

Precisamos unir esforços para que esta situação acabe logo. Na Fetquim somos exemplo de unidade sindical, com parceiros da CUT, Intersindical e Unidos PraLutar. Temos feito nossas últimas campanhas salariais ao lado da Fequimfar/Força Sindical, respeitando as diferenças de atuação. Somos cabeças diferentes que conseguem dialogar e chegar ao que for melhor para os trabalhadores e para as trabalhadoras que representamos.

Quanto mais denúncia e ação contra os abusos, quanto mais solidariedade na luta, apoio sindicatos,entidades, entre as pessoas LGBTT de todas as raças e credos, melhor resistiremos a este genocídio. Esta crise vai passar.

Hoje saiu uma pesquisa do Ipsos onde mais da metade dos brasileiros , 53%, afirmaram que sua saúde mental piorou um pouco ou muito no último ano, na vida sob a pandemia.

Por isso convoco todas e todas a ligarem para os conhecidos, enviarem palavras de encorajamento eforça. Um dos pontos altos do nosso sindicalismo é a família de luta que construímos ao nosso redor e que nos apoia e nos fortalece em tempos sombrios.

Estamos perdendo companheiros e companheiras, mas também ganhando novos a cada dia. A crise tem aberto os olhos de muitas pessoas e  pondo em xeque a relação capital/trabalho que nós  tanto falamos.

Esta crise vai passar e sairemos mais fortalecidos dela. Unidos. Cuide-se!

Airton Cano, coordenador político da Fetquim