Voltar
15 de Junho de 2020

Conheça os agentes químicos recomendados pela Anvisa para desinfetar ambientes durante a pandemia


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A água sanitária é um bom produto para a limpeza neste tempo de pandemia de Covid-19, mas muitas pessoas têm dores de cabeça ao inalar o produto, apresentam mal estar e alergias.  Por isso é importante conhecer outros produtos recomendados pela SEI/ANVISA e que podem servir para a limpeza das fábricas, escritórios, veículos e residências dos trabalhadores e trabalhadoras.

Importante lembrar a todos e todas para fazerem a diluição correta destes agentes químicos, conforme descrito pelo fabricante, bem como respeitarem o tempo de ação do produto e a remoção dele (em alguns casos) para não comprometer a eficácia no extermínio de vírus, bactérias e fungos.

Segue abaixo a relação dos produtos recomendados pela SEI/ANVISA na Nota Técnica - 0976782:

✓ Álcool 70%, mas cuidado com equipamentos
elétricos ou aquecidos;

✓ Hipoclorito de sódio ou cálcio, na concentração de
0.5%;

✓ Alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio);

✓ Peróxido de hidrogênio 0.5%;

✓ Ácido peracético 0,5%;

✓ Quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%;

✓ Desinfetantes com ação virucida, geralmente encontrados em casas de pets (animais) possuem uma excelente relação custo benefício uma vez que devem ter alta diluição (10 ml em 5 litros de água) e são usados para higienizar clínicas e locais de cirurgia de animais. Além disso, por serem voltados aos animais, geralmente têm cheiro agradável herbal e não possuem alergênicos.