Voltar
02 de Setembro de 2021

Chega de perdas: mais saúde, direitos e empregos!


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O poder de compra da classe trabalhadora está menor dia a dia. Cada ida ao supermercado é um susto. É alta para todo o lado, no preço do gás, na luz, no combustível, no preço dos alimentos. Só falta mesmo a alta nos nossos salários. 

Nesta Campanha Salarial 2021 do Setor Químico vamos lutar pela reposição da inflação pelo INPC e aumento real. A categoria tem trabalhado duro e feito hora extra para que a população continue abastecida, por isso entendemos que a PLR tem que ser de dois pisos e devidamente reajustada.

A Convenção Coletiva da Categoria (CCT) dos Químicos vence em 31 de outubro de 2021. Vamos lutar pelo compromisso de renovação das cláusulas sociais e aumento de salário.

A pandemia está declinando, mas ainda não acabou. Novas variantes do vírus continuam ameaçando nosso bem estar e principalmente as pessoas que possuem algum tipo de comorbidade, o que nos obriga a manter os protocolos sanitários, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização contínua.

A população brasileira sofre os impactos do luto dos mais de 580 mil mortos pela Covid , resultado da irresponsabilidade e das escolhas políticas de um governo negacionista que coleciona nada menos que 130 pedidos de impeachment para análise. 

Os desligamentos por morte entre os químicos, decorrentes da pandemia, duplicaram e até triplicaram em 2021, com relação ao ano de 2020. Precisamos nos expor e sair de casa todos os dias, já que nossa atividade é considerada essencial.

Os efeitos psicológicos da pandemia e o assédio no local de trabalho atormentam.  Atrasos na vacinação em massa, ataques aos direitos sociais e previdenciários corroem a saúde mental dos trabalhadores. Os sobreviventes amargam sequelas físicas e psicológicas. 

Importante lembrar que os trabalhadores e as trabalhadoras do ramo químico, composto pelos setores do plástico, fertilizantes, higiene pessoal, perfumaria e cosmético, agrotóxicos, tintas e vernizes, fibras artificiais e sintéticas são expostos todos os dias a riscos ocupacionais, riscos biológicos (Covid), riscos de contaminação e envenenamento, riscos de incêndios e explosões. 

Somos uma categoria essencial que precisa estar com a saúde mental em dia para evitar acidentes e prejuízos.

Chega de perdas . Vamos lutar juntos por mais saúde,direitos e empregos!