Voltar
05 de Agosto de 2016

Cenário atual exige ainda mais preparo do dirigente em mesa de negociação


Escrito por: Bartira Betini


Bartira Betini
Legenda: Francisco Sales Vieira, secretário de Formação da Fetquim
Crédito: Dino Santos

Em 2015, cerca de 55% das convenções e acordos coletivos foram celebrados pelos sindicatos com ganhos salariais, outros 26% conseguiram repor integralmente a inflação do período, mas sem ganho real e em torno de 19% concluíram as negociações sem repor integralmente a inflação. Há uma mudança nos resultados se comparados ao período 2005/2014, quando a reposição integral da inflação e os aumentos salariais predominaram em 90% das negociações.

Isso deu-se devido a atual situação política e economica do País. Mas mesmo com os entraves da chamada crise, a categoria química consegue bons resultados, e muito porque há preparo dos sindicalistas que senta com o sindicato patronal para requerer os direitos dos trabalhadores. A Fetquim realiza o curso de Capacitação Fetquim - Negociação Coletiva para os dirigentes sindicais, que esse ano começa no sábado, dia 6 de agosto, na Subsede da Lapa, do Sindicato dos Químicos de São Paulo.

Francisco Sales Vieira, secretário de Formação Sindical, fala da importância de se qualificar para melhor negociar.

Acompanhe entrevista:

Imprensa Fetquim - Qual a importância da Negociação Coletiva?

Francisco - A negociação coletiva é um poderoso instrumento de regulamentação do trabalho. Nela, trabalhadores e patronal discutem temas como condições de trabalho, saúde, segurança, formação profissional, treinamento e igualdade de oportunidades.

Imprensa Fetquim - O curso de Capacitação Fetquim - Negociação Coletiva começou em que ano?

Francisco - Entendemos a importância de se valorizar e reconhecer a negociação coletiva como importante instrumento de mediação de conflitos nas relações de trabalho. Por isso criamos o curso em 2013, primeiramente com dois módulos.

Imprensa Fetquim - Por que o curso foi criado?

Francisco - Percebemos uma necessidade de capacitar o dirigente sindical para negociar melhor e com mais preparo com a classe patronal. Hoje, nosso curso tem quatro módulos, entre teoria e aulas práticas, e disponibilizamos por ano 30 vagas para os sindicalistas dos sindicatos filiados a Fetquim. Há uma renovação na direção das entidades e, mesmo que cada sindicato tenha suas atividades de formação, percebemos que é muito importante a federação proporcionar este espaço comum de debate. Os quatro módulos acontecem esse ano: dias 6 e 27 de agosto, 24 de setembro e 8 de outubro. 

Imprensa Fetquim - Que temas são tratados no curso?

Francisco - A importância do planejamento na ação sindical, a organização do levantamento de informações para uma negociação e as simulações práticas como se fosse uma verdadeira mesa de negociação fazem parte das atividades do curso.