Voltar
28 de Abril de 2022

Ato na Megaquímica marca este 28 de abril em Mauá


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Hoje, 28 de abril, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Sindicato dos Químicos do ABC organizou um ato/protesto em frente à empresa Megaquímica, em Mauá.

No dia 13/4, uma explosão ocorrida na empresa matou o trabalhador José Antônio Batista e deixou um outro com queimaduras. 

“Estamos aqui na Megaquímica neste 28 de Abril para denunciar a trágica morte do companheiro José Antônio Batista, casado e com filhos, no último dia 13. Ele trabalhava sem proteção alguma e sem medidas de segurança com solvente, sendo que a empresa nem registra essa atividade perigosa. Ela esconde das autoridades que mexe com solventes. Estamos aguardando a posição da fiscalização e Ministério Público do Trabalho e dando apoio à família do companheiro”, destacou o diretor do Sindicato Joel Santana, coordenador da Regional Santo André, durante o ato.

 O Sindicato solicitou fiscalização rigorosa do Ministério do Trabalho e do Ministério Público e até o hoje a empresa não aceita realizar reunião com a entidade para discutir as condições de trabalho no local.

Presente à manifestação, o coordenador da Fetquim-CUT, Airton Cano, repudiou a atitude dos patrões pela ausência de diálogo e colocou a Federação à disposição do Sindicato para ajudar  a elucidação do acidente.

 Os companheiros e companheiras da Consat também participam do ato. O secretário de Saúde do Sindicato, Paulo Sérgio Lima, reforçou a importância da realização de um protesto na Megaquímica no 28 de Abril, um dia reconhecido internacionalmente para homenagear vítimas de acidentes e doenças do trabalho. “Dia de lembrar os mortos, mas de lutar pelos vivos. Quero desejar meus sentimentos aos familiares”, disse.