Voltar
24 de Abril de 2023

28 de abril, diversos nomes para o dia e uma causa em comum: a segurança dos trabalhadores


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A FETQUIM convoca todos os sindicatos filiados a organizarem campanhas de conscientização em saúde e segurança do trabalho. O dia 28 de abril significa, no mundo todo, a data escolhida para lembrar dos trabalhadores e trabalhadoras vitimados por acidentes do trabalho e por doenças profissionais e outras doenças relacionadas ao trabalho. "É uma data para marcar a luta por melhores condições de trabalho, para que as perdas humanas não voltem, jamais, a acontecer pelo descaso de patrões e fragilização das fiscalizações. Estas mortes não podem, jamais, ser toleradas e 'naturalizadas' pela sociedade, pelos empregadores e pelos governos, como se fosse ‘inerente’ ao trabalho; fosse o ‘preço do progresso’, e outras falácias que constroem e mantêm essa ideologia maldosa e desumana", afirma André Alves, secretário de Saúde da Fetquim.

Diversos nomes para um mesmo dia: Dia Mundial Contra os Acidentes de Trabalho, Dia Mundial de Saúde e Segurança do Trabalho, Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Proposto pelos movimentos sociais dos EUA, a data foi escolhida em função do dia 28 de abril de 1969, quando a explosão de uma mina em Farmington, no Estado da Virgínia, matou 78 trabalhadores. A iniciativa de criar um “Memorial Day” rapidamente alcançou os movimentos sociais e de trabalhadores de outros países, e, também, chegou no Brasil.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), passou a eleger o ’28 de abril” como o dia  para celebrar o “Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho”.

No Brasil, em 2005, passou a existir o  “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, graças à Lei no. 11.121/2005.

As diferentes iniciativas e pequenas variações no nome só reforçam a necessidade de cuidarmos das vidas e evitar acidentes. Todos os nomes têm em comum a questão da Saúde e Segurança dos Trabalhadores e Trabalhadores, que deve ser lembrada todos os dias, e que tem o “28 de abril” como data emblemática de memória, de luta e de promoção do Trabalho Digno, Seguro e Saudável.