Voltar
09 de Outubro de 2019

2º Festival de Agroecologia: pelo direito de comer alimentos sem agrotóxico


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A Fetquim foi mais uma vez uma das apoiadoras do 2º Festival de Agroecologia e Agroturismo do Leste Paulista , realizado no último fim de semana no Cefol Campinas, pois entende que é preciso lutar pela biodiversidade e pela proteção  – tanto dos trabalhadores expostos aos agrotóxicos  quanto dos consumidores – que adoecerão por causa das liberações desenfreadas de venenos em nossas lavouras e conscientizar sobre a perversidade por trás do agronegócio.

 “Não são só as classes ricas que têm o direito de consumir alimentos sem agrotóxicos, nós trabalhadores e trabalhadoras também temos”, lembra Arlei Medeiros, da Rede Livres, dos Químicos Unificados e diretor da Fetquim.

Só neste ano já foram autorizados 382 tipos de agrotóxicos, a maioria proibidos na Europa por causarem câncer e outras doenças. “O que é proibido lá é autorizado aqui. O agronegócio desequilibra os ecossistemas e é o principal responsável pelas mudanças climáticas. É completamente insustentável, é contra a dignidade humana e depreda a natureza”, reforça Del Vecchio Matheus, da coordenação nacional do MST.

“O agro é tóxico, contamina a água e os alimentos, os agrotóxicos causam câncer , doenças mentais e outros males”, diz Arlei. O dirigente destaca que é preciso reforçar a cultura de consumo das redes solidárias, sem atravessadores, ampliar as possibilidades de crédito por meio de cooperativas e fomentar a troca de sementes crioulas, como o que foi feito durante o festival.

Monopólio das sementes

A biodiversidade vem sendo exterminada por corporações transnacionais como a Bayer/Monsanto, ChemChina/Syngenta e Dupont/Dow  que, juntas, controlam mais de 70% do mercado mundial de sementes agrícolas.

“O grande capital conseguiu dominar geneticamente a semente, de modo que só a que ele vende sobrevive e cresce na terra que foi fertilizada com o fertilizante dele, isso acaba com a biodiversidade e a liberdade de plantar e colher”, afirma Arlei.

O 2º Festival de Agroecologia e Agroturismo do Leste Paulista foi uma realização do Sindicato dos Químicos Unificados em parceria com a Rede Livres Produtos do Bem, a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Unisol, Intersindical Central da Classe Trabalhadora e a Fetquim/CUT, entre outros parceiros.