Voltar

Movimentação do emprego no setor químico paulista

O ano de 2015 quebra uma trajetória positiva na criação de postos de trabalho celetistas no Brasil, foram fechados mais de 1,5 milhão de postos entre janeiro e dezembro daquele ano.  A indústria de transformação foi um dos setores mais afetados pela retração da atividade econômica do país e somente a indústria química, que compreende os setores de adubos e fertilizantes; defensivos agrícolas (agrotóxicos); farmacêutico; higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; transformados plásticos; químicos para fins industriais e tintas, perdeu cerca de 39.701 postos de emprego em todo o Brasil, sendo 16.211 fechamentos apenas no estado de São Paulo.

Neste primeiro quadrimestre do ano com o agravamento da crise econômica e política – culminando com o golpe contra sobretudo a democracia brasileira – a deterioração no mercado de trabalho permanece.   Entre janeiro e abril de 2016, conforme resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho foram fechados em todo país mais de 378 mil empregos celetistas.  No estado de São Paulo o saldo negativo ficou em 96.315 vagas.

A indústria química, por sua vez, faz parte de uma ampla cadeia produtiva que envolve outros setores da economia nacional e, desta forma, a queda na atividade industrial de outros setores afeta fortemente a demanda por produtos químicos.  Em todo o Brasil, a indústria química perdeu mais de 2.300 postos de trabalho nos quatro primeiros meses do ano, somente o estado paulista fechou 721 postos neste período. Alguns setores, no entanto, sofreram mais com a eliminação destes postos, como é possível verificar na tabela a seguir:

Movimentação de empregos na indústria química do estado de São Paulo, jan. a abr. 2016

Setores

Saldo Movimentação*

Adubos e Fertilizantes

65

Defensivos Agrícolas

-25

Farmacêutico

416

Hig. Pessoal, Perf. E Cosméticos

-89

Plástico

-1.040

Químicos Diversos

111

Químicos inorgânicos

14

Químicos orgânicos

-62

Resinas e elasômeros

-7

Tintas

-104

Total

-721

 

Fonte: Ministério do Trabalho, Caged

Elaboração: DIEESE – Subseção CNQ/FETQUIM

*Inclui declarações fora do prazo

 

 

Dentre os setores da indústria química, o setor farmacêutico, de adubos e fertilizantes e a fabricação de químicos diversos e químicos inorgânicos criaram, no primeiro quadrimestre de 2016, um total de 606 postos de emprego formal no estado. No entanto, o saldo do setor, ou seja, a diferença entre admissões e desligamentos, foi negativo em 721, impulsionado, especialmente, pela extinção de vagas nos setores de plástico, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e de tintas, que juntos foram responsáveis pelo corte de 1.233 postos de trabalho na indústria química paulista.

O reflexo desta situação, isto é, do fechamento de postos de trabalho, bem sabemos, é perverso para os trabalhadores, trabalhadoras e para toda a sociedade. O movimento de admissões com salários inferiores aos dos demitidos é prática comum, além das dificuldades nas negociações salarias e incertezas diversas que inibem o efeito multiplicador da renda e, por sua vez, dificultam a retomada do crescimento e desenvolvimento econômico do país. O cenário é preocupante, contudo a FETQUIM permanecerá na luta incessante pela manutenção e geração de empregos, combatendo o trabalho precário e negando qualquer perda de direito trabalhista.

Airton Cano

Airton Cano |
Coordenador Político da Fetquim