Voltar
01 de Novembro de 2018

Unificados de Osasco apuram denúncias contra empresa Pro Nova


Escrito por: Químicos Unificados de Campinas e Osasco


Químicos Unificados de Campinas e Osasco

No dia 19 de outubro, a diretoria do Sindicato dos Químicos Unificados realizou uma assembleia com os trabalhadores da Pro Nova, empresa de cosméticos localizada em Jandira.

De acordo com denúncias que chegaram aos Unificados de Osasco, a empresa está pressionando para aumentar a produção e ajustou a velocidade das máquinas para além da capacidade dos trabalhadores.

Esta medida vem causando desorganização e sobrecarga de trabalho, uma vez que a empresa também reduziu o número de funcionários por linha de produção e não há revezamento.

Uma das bandeiras historicamente levantadas pelo Sindicato Químicos Unificados diz respeito à importância de um ambiente de trabalho digno, que respeite a integridade física e psicológica do trabalhador.

Em algumas empresas, os riscos à segurança não são visíveis e é por isso que o sindicato alerta para o que está acontecendo na Pro Nova, pois a pressão para produzir está associada ao assédio moral e gera diversos problemas de saúde, como depressão, Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT) e acidentes com perdas de membros.

Sindicato cobra respostas da empresa

Uma notificação extrajudicial foi entregue à Pro Nova relatando o teor das denúncias e solicitando uma reunião com membros da chefia para debater providências. Além da pressão para produzir, o sindicato recebeu denúncias de maus tratos e humilhação. Os trabalhadores reclamam de não ter tempo para beber água e ter as idas ao banheiro controladas.

A Pro Nova já possui um histórico de conduta desrespeitosa. No ano passado, a empresa instalou um mural com fotos dos trabalhadores e suas características profissionais, o que causava exposição e constrangimento. Após denúncias do sindicato, a empresa assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado perante o Ministério Público do Trabalho, no qual se comprometia a suspender essa prática e não mais cometer atos que configurem assédio moral.

O sindicato solicitou a mediação do MTE e convoca os trabalhadores a se mobilizaram para dar um basta nessa situação, pois a empresa já foi notificada dos problemas e novas assembleias ocorrerão caso medidas efetivas nãos sejam tomadas.