Voltar
21 de Março de 2018

Químicos na co-autoria do Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador


Escrito por: Remígio Todeschini


Remígio Todeschini

Foi lançado na noite de terça-feira (20/03), na Biblioteca Mário de Andrade, centro de São Paulo, o "Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador", da Revista Proteção.

A novidade é que essa obra conta como co-autores, na área química e sindical, de  Remígio Todeschini (Remi), pesquisador da UNB e assessor de Saúde, Trabalho e Previdência  da FETQUIM/CUT, de Domingos Lino, assessor em SST dos Químicos de São Paulo, Fátima Pianta, além de Gilberto Salviano assessor  de Saúde do trabalhador da CUT Nacional, Prof. Herval Pina Ribeiro, 1º Diretor Técnico do DIESAT,  entre outros.

A obra com 1280 páginas e 1236 verbetes foi coordenada pelo Prof. René Mendes e escrita durante o ano de 2017. São 522 autores do Brasil e outros países da América Latina e mundo, entre profissionais da área de SST, consultores, magistrados, procuradores, assessores sindicais, gestores e filósofos.  

O que cada representante químico tratou

Remígio tratou do verbete Sindicato e Saúde e Segurança do Trabalhador (SST), descrevendo a retomada do movimento sindical dos anos de 1970, a criação do DIESAT, das centrais sindicais,  além de fazer um breve relato das lutas sindicais e greves  dos anos de 1980 até 2000, em defesa da saúde dos trabalhadores. Consta na obra a referência do livro da COMSAT dos Químicos do ABC.  Domingos Lino e Fátima Pianta trataram da Consulta Prévia em SST,para construção e implementação de políticas de SST e Gilberto Salviano teceu comentários no verbete tripartismo em SST .

A obra será um excelente subsídio para trabalhadores, dirigentes sindicais, técnicos, gerentes  na área de SST. Será referência obrigatória na luta pela saúde, e fonte inesgotável de debate e reflexão para fortalecer  a cultura da prevenção acidentária e do adoecimento em geral. 

O Dicionário terá também o   lançamento  em  14 capitais, incluída a cidade de Campinas-SP até o final de maio.