Voltar
15 de Agosto de 2018

Candidatura de Lula será registrada hoje com grande mobilização popular


Escrito por: Agências


Agências
Crédito: Mídia Ninja

Nesta quarta-feira (15/08), o PT, o PCdoB e PROS, que juntos formam a coligação O Povo Feliz de Novo, registram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva ao seu terceiro mandato presidencial, tendo como vice o ex-prefeito Fernando Haddad. Além de parlamentares, sindicalistas e representantes dos partidos, milhares de pessoas são esperadas na capital federal para apoiarem o nome do ex-presidente. 

É a primeira vez na história do país que uma manifestação popular acompanha o registro de uma candidatura no tribunal.

Serão movimentos sociais e caravanas de trabalhadores urbanos de todo o Brasil, que se juntarão com os cerca de 5 mil militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que chegaram terça-feira (14) em Brasília, após caminharem 50 quilômetros partindo de três cidades do Planalto Central.

Marcha

Concentrados nos arredores do Estádio Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson, e Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os manifestantes estarão às 14 horas reunidos em ato em frente ao STF para pedir que as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 43 e 44, que questionam a prisão após julgamento em segunda instância, sejam apreciadas pelo STF. Será solicitado à ministra do Supremo, Cármem Lúcia, a inclusão na pauta de votações da ADC. 

A indefinição da Corte prejudica o ex-presidente e mais de 150 mil presos no país. Também será solicitado o respeito ao direito de expressão de Lula, que não tem obtido autorização para conceder entrevistas.

Nos arredores do tribunal eleitoral, a partir das 16h, será realizado ato político em defesa da candidatura do ex-presidente Lula. Do evento, partirá então uma comitiva de representantes que irá efetuar cumprir as formalidades. Participam do evento, PT, PCdoB, Pros, PCO, Via Campesina, CUT, Frente Brasil Popular, Contag, CTB, UNE, FUP, CNE, Ubes, Mulheres, LGBT, Levante, UJS, JPT, Conen, MAB, MPL, Conan, CMP, Marcha de Moradia, entre outros.

Às 17 horas está marcada a apresentação do documento de homologação da candidatura. Uma comissão formada pelas principais entidades representativas da sociedade civil fará a entrega. A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann e os representantes da coligação PT-PCdoB, Fernando Haddad e Manuela d’Ávila participam também do ato da entrega do pedido.

Momento único

De acordo com Benedita da Silva, deputada (PT-RJ), a organização da Marcha Lula Livre protagoniza um momento único e necessário contra as forças antidemocráticas do país. "O MST traz para Lula uma grande mensagem e tenho certeza que ele está acompanhando os passos desse movimento. Essa marcha é nosso grito de liberdade para Lula, que tem que disputar as eleições. Lula é inocente, ninguém fez mais para as mulheres e para o povo brasileiro do que ele", afirmou a parlamentar.

Em São Paulo, a Frente Brasil Popular realiza um ato em frente ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP), na Bela Vista, a partir das 17h, em apoio ao registro da candidatura de Lula. A ação em São Paulo será simultânea ao que irá ocorrer em diversos locais do país.