Voltar
05 de Agosto de 2024

Vitória dos trabalhadores: Comissão Permanente Nacional do Benzeno está de volta


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Após uma forte mobilização de sindicatos do ramo químico e das centrais sindicais, a Comissão Permanente Nacional do Benzeno (CPNBz), extinta em 2019, foi restaurada. A decisão ocorreu na última reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), dia 30/7/24.

Na véspera da reunião da CTPP, as centrais sindicais entregaram uma carta ao ministro Luiz Marinho, solicitando a retomada da CPNBz e as respectivas comissões estaduais. A FETQUIM também se manifestou em apoio. Relembre aqui. 

A Bancada dos Trabalhadores no GTT (Grupo Trabalho Tripartite) que debate o Anexo Químico da NR-09 (Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos) e NR-15 (Atividades e Operações Insalubres), manifestou sua preocupação com uma possível retirada do atual Valor de Referência Tecnológico (VRT) do Benzeno para ser estabelecido um perigoso LEO – Limite Exposição Ocupacional, o que tornava urgente a restituição da CPNBz.

As lideranças sindicais enfatizaram que qualquer mudança nos critérios de tolerância, controle e monitoramento do benzeno precisa ser discutida na CNPBz e nas CEBzs. Elas reforçaram que a exposição ao benzeno pode levar ao risco de adoecimento e morte, especialmente nos ambientes de trabalho, por conta da duração da exposição e da dose, por isso a urgência em retomar as comissões.

O diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro, Remígio Todeschini, ex-assessor de Saúde e Segurança do Trabalho da FETQUIM, participou da reunião da CTPP.