“Trabalhar para adoecer?” é o tema de debate com o professor e sociólogo Ricardo Antunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que acontece dia 30 de junho (terça-feira), com início às 10h, na Regional Campinas do Sindicato dos Químicos Unificados.
O Brasil registra cerca de 700 mil acidentes e adoecimentos em consequência do trabalho por ano. Mas o número real é muito maior, pois boa parte das empresas não emite a obrigatória Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e, assim, com certeza o número é muito maior.
A defesa da saúde e da segurança no trabalho é uma das prioridades do Sindicato dos Químicos Unificados. E o professor Antunes é relevância mundial em temas relacionados ao trabalho.
Antunes lança neste mês a edição comemorativa de 20 anos de seu já clássico “Adeus ao Trabalho?” e o terceiro volume da série “Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil”, organizada por ele, que reúne ensaios de pesquisadores brasileiros e internacionais.
A palestra/debate
* Data: 30 de junho
* Horário: Das 10h às 12h
* Local: Auditório da Regional Campinas do Sindicato Químicos Unificados
Programação
* 10 horas – Abertura
* 10h10 - Crime Shell/Basf: depoimento sobre o adoecimento coletivo de trabalhadores expostos ao risco ao longo dos anos
* 10h20 - “Trabalhar para adoecer?”
* Exposição pelo professor Ricardo Antunes
* Moderador: Roberto Ruiz, consultor médico do Químicos Unificados
* Debates e encerramento às 12 horas