Fonte: Assessoria de Imprensa Químicos do ABC
Um acidente ocorrido no domingo, 2 de setembro, resultou na morte de um trabalhador e deixou outro ferido na CBC, em Ribeirão Pires. Ambos estavam preparando uma mistura, quando houve a combustão do material, seguida de um incêndio e de um intenso deslocamento de ar. Os trabalhadores sofreram queimaduras e foram socorridos prontamente pelos seus colegas de trabalho, que prestaram os primeiros socorros e os encaminharam para o Hospital Ribeirão Pires. Posteriormente, segundo informou a empresa, eles foram transferidos para um hospital da capital especializado em queimaduras, e um deles veio a falecer na tarde desta segunda-feira, 3 de setembro. O material que estava sendo manipulado a pedido da Marinha é denominado NOA.
O Sindicato dos Químicos do ABC foi informado do acidente pela CBC no próprio domingo e na manhã desta segunda-feira participou de uma reunião com representantes da empresa, membros da OLT (representação interna dos trabalhadores) e da CIPA para discutir o acidente e vistoriar o local.
Os diretores do Sindicato, que estavam acompanhados pelo técnico de segurança da entidade, solicitaram à empresa que apresentasse numa próxima reunião os procedimentos comuns na área do acidente, a periodicidade do treinamento dos trabalhadores e a emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Pediram ainda que a empresa deixasse a área do acidente intacta até que todos os cipeiros fizessem a perícia.
O Sindicato dos Químicos do ABC se solidariza com os familiares da vítima e informa que acompanhará toda a investigação. Nesse primeiro momento, por meio da assessoria técnica, irá colher todas as informações para posteriormente contribuir nas discussões para melhoria do local de trabalho, de forma a evitar futuras ocorrências.