Fonte: Assessoria de Imprensa dos Químicos de SP
Neste ano, os químicos de São Paulo comemoram 30 anos de retomada do sindicato das mãos dos pelegos. Em homenagem a data, o Sindicato está lançando o selo “30 Anos de Luta”, que passa a ser impresso em todos os informes da entidade. Outras comemorações estão programadas e acontecem em novembro, logo após a campanha salarial do setor, que tem data base em 1º de novembro. O lançamento de uma revista especial, um vídeo documentário e uma mesa redonda entre sindicalistas estão na programação.
Sobre o Sindicato
A intervenção do Ministério do Trabalho, ocorrida na época da ditadura, transformou o Sindicato dos Químicos de São Paulo e todos os outros daquela época em órgãos burocráticos e sem expressão. Na década de 80, porém, os trabalhadores começaram a se organizar e, aos poucos, os sindicatos voltaram a ganhar a sua independência.
A candidatura e eleição de uma chapa de oposição, em agosto de 1982, tirou o sindicato das mãos da diretoria ligada aos militares e devolveu o sindicato aos trabalhadores.
Atualmente, o Sindicato dos Químicos de São Paulo é filiado a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e representa 80 mil trabalhadores dos ramos farmacêutico e químico.