A nova subsede da Lapa (Rua John Harrison, 175), do Sindicato dos Químicos de São Paulo, foi oficialmente inaugurada no dia 19 de junho com homenagens a dois importantes companheiros de luta da região. Um dos auditórios recebeu o nome de José Custódio de Almeida e o outro de Martisalem Covas Pontes (Matu).
João Carlos de Rosis, secretário de Imprensa dos Químicos São Paulo, lembrou que Matu militou na década de 1980 ao lado de outros companheiros no processo de oposição ao Sindicato dos Plásticos que era pelego. “Fazer oposição em plena ditadura militar não era fácil. A repressão era grande. Com dificuldade e graças ao apoio dos Químicos de São Paulo conseguimos ganhar a eleição e posteriormente unificamos os dois sindicatos. O Matu também era atuante nos movimentos sociais da região da Lapa. A história dele se mistura com a história da região”, lembrou.
A diretora Rosana Sousa de Deus, que também é membro da executiva da CUT, lembrou a importante participação de Almeida, principalmente nas discussões raciais. “Senhor Almeida sempre defendeu a questão da igualdade e teve uma participação muito importante aqui na região”, enfatizou.
O coordenador-geral, Osvaldo Bezerra lembrou que os investimentos do Sindicato na nova subsede visam proporcionar melhor atendimento aos sócios. “Este prédio é da categoria. Aqui vamos oferecer cursos de formação e potencializar a ação sindical na região”, concluiu.