Voltar
30 de Maio de 2011

Seminário de planejamento dá a largada para ações da nova direção


Por Assesoria

A direção da Fetquim empossada no mês de abril para o triênio 2011/2014 realizou sua primeira atividade de planejamento nos dias 26 e 27 de maio.  O seminário traçou as estratégias para o próximo período com o objetivo de fortalecer a entidade e a relação com os sindicatos filiados e ampliar o diálogo com outros sindicatos.

Cada uma das dez secretarias e coordenação apresentaram suas propostas de ação.  Para Raimundo Suzart, coordenador político da entidade, o seminário mostrou muita disposição da nova direção em avançar na construção da Fetquim com ações articuladas.

A federação é uma entidade relativamente nova. Fundada em 2007, já coordenou campanhas salariais exitosas e representa quase 70% dos trabalhadores do ramo químico no Estado de São Paulo. Recentemente, os sindicatos de Jundiaí e de São José dos Campos pediram ingresso na entidade. “Isso demonstra o potencial da Fetquim, que é uma experiência importante no movimento sindical, pois está conseguindo unificar diferentes setores para lutar em defesa dos direitos dos trabalhadores”, afirma o secretário geral Arlei Medeiros.

Para apoiar o planejamento, a supervisora técnica do Dieese em São Paulo Eliana Elias apresentou um retrato da categoria. Entre os temas expostos, a economista destacou a alta rotatividade no setor químico, que chega a um terço ao ano, e a desigualdade entre homens e mulheres.

No entanto, Eliana Elias chamou a atenção para as oportunidades abertas para o sindicalismo brasileiro, já que o país está vivendo um ciclo de desenvolvimento econômico que não se via nas décadas passadas.