Por Assessoria
Nesta terça-feira, 19, ocorreu a primeira rodada de negociações da campanha salarial dos farmacêuticos 2013. O encontro entre representantes da Fetquim e seus sindicatos com representantes do Sindusfarma foi no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo.
A mesa conseguiu debater todas as clausulas sociais, sendo que, em alguns casos, as bancadas ficaram de trazer retorno na próxima reunião, que acontecerá no dia 22.
Neste ano, a Fetquim enviou quarenta clausulas para renovação, solicitou alteração em doze e apresentou oito novas. O Sindusfarma repetiu uma prática que o setor patronal vem tendo no último período, que é o de apresentar uma pauta aos trabalhadores. Foram 27, no total.
Em relação a isso, a Fetquim foi firme em não negociar nada que signifique perda de direitos aos trabalhadores. Por outro lado, conseguiu a mudança na clausula que trata de faltas e horas abonadas, ampliando o direito. Outros dois pontos importantes foram enviados para o Grupo de Trabalho de trabalhadores e setor patronal do setor farmacêutico. São eles a transferência de município e critério de dispensa coletiva.
O GT já analisa os temas de OLT, qualificação e requalificação profissional, pesquisas qualitativas e quantitativas, comissões permanentes de negociação, segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, assédio moral e sexual, gênero, raça e etnia. Há ainda a proposta da Fetquim de incluir o debate da rotatividade.
Na reunião do dia 22, além dos retornos sobre clausulas sociais, a Fetquim pretende iniciar o debate sobre clausulas novas. Para o coordenador geral da entidade Raimundo Suzart a federação espera poder contar com as propostas econômicas no terceiro encontro, para que o debate dos índices possa ser feito com tranquilidade. A quarta e última mesa está agendada para o dia 27 de março.