Lideranças do Sindicato dos Químicos do ABC estão na Turquia para participar de mais uma etapa do acordo de cooperação internacional firmado com o Sindicato dos Químicos da Turquia (Petrol-Is) em 2010.
Além do presidente dos Químicos do ABC, José Evandro, compõem a delegação os diretores José Romualdo (Regional SBC); Lucas (Regional Diadema) e Joel (Regional Santo André), contando com o apoio do assessor sindical Nilton Freitas.
A delegação está presente para dar informes sobre os avanços do governo Lula na defesa da democracia, no crescimento econômico, produção industrial e geração de empregos.
Os químicos do Brasil também pedirão a solidariedade dos companheiros turcos aos trabalhadores da BASF Demarchi, que se encontram em Estado de Greve contra a ameaça de demissões devido o fechamento do setor de Tintas Automotivas, aos ataques ao adicional de periculosidade no setor de Tintas Suvinil, e ao aumento das práticas antissindicais.
A Petrol-Is é um sindicato nacional, que representa trabalhadores dos setores petróleo, gás, químico, borracha, farmacêutica, peças automotivas, fertilizantes e explosivos.